plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ALTA COMPLEXIDADE

Governo do Pará entrega Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, com 164 leitos

Mais de 100 mil habitantes de Itaituba, oeste paraense, serão beneficiados com o Hospital Regional do Tapajós (HRT) Teófilo Olegário Furtado, entregue na tarde desta quinta-feira (9), pelo governador do Estado Helder Barbalho. Projetada para ofertar servi

Imagem ilustrativa da notícia Governo do Pará entrega Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, com 164 leitos camera Reprodução

Mais de 100 mil habitantes de Itaituba, oeste paraense, serão beneficiados com o Hospital Regional do Tapajós (HRT) Teófilo Olegário Furtado, entregue na tarde desta quinta-feira (9), pelo governador do Estado Helder Barbalho. Projetada para ofertar serviços de alta complexidade, a unidade funcionará inicialmente como referência para atendimento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. Construída em uma área de 16.290 metros quadrados, conta com 164 leitos, que vão reforçar a saúde pública da região.

“Esse hospital é o resgate de um sonho da população do Tapajós para que as pessoas possam ter atendimento, descentralizando os serviços e garantido com que Itaituba, Aveiro, Rurópolis, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga possam ter uma referência em saúde. Neste primeiro momento, vamos fazer o atendimento para pacientes com a Covid-19. Depois que atravessarmos a pandemia, ele voltará a dar suporte em saúde em outras especialidades nesta região” - governador Helder Barbalho, que visitou as dependências do hospital.

Na oportunidade, o chefe do executivo estadual adiantou que a entrega do Hospital de Campanha de Altamira, exclusivo para pacientes com sintomas do novo coronavírus, será no próximo dia 18. A ideia é desafogar a oferta de atendimento em saúde na região do Xingu.

Com a pandemia estabilizada, o Hospital Regional do Tapajós oferecerá serviços de urgência e emergência de natureza clínica e cirúrgica nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica e Clínica Obstétrica. O HRT terá capacidade para atender cerca de 250 mil pessoas de Itaituba e outros cinco municípios da região de saúde do Tapajós, como Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis.

A nova instituição hospitalar também dispõe de um ambulatório com nove consultórios para atendimento em Clínica Geral, Traumatologia, Ortopedia, Cardiologia, Infectologia e Urologia. A seção ambulatorial terá, ainda, serviços de enfermagem, coleta de exames, farmácia, eletrocardiograma, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. Também terá um centro cirúrgico com oito salas, sendo duas para Obstetrícia.

Um dos procedimentos mais importantes que será oferecido em nível ambulatorial é o de Terapia Renal Substitutiva, com 22 máquinas de hemodiálise – o que evitará o deslocamento de pacientes para atendimento em outras regiões do Estado.

Leia mais:

Lotação em ônibus aumenta risco de contágio

Recuperados da Covid-19 devem manter cuidados mesmo após infecção

Exames

Como suporte ao atendimento médico, o HRT contará com um centro de diagnóstico com serviços de laboratório de análises clínicas, raios-X, raios-X telecomandado, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, Holter, Mapa, teste ergométrico, endoscopia e colonoscopia.

Para o enfermeiro Alexandre Guimarães, de 35 anos, o novo hospital trouxe esperança para os moradores de Itaituba e região. “Chega na hora exata para valorizar a nossa região, trazendo emprego, e fazendo com que as pessoas que precisem de internação possam ser atendidas aqui mesmo no município. Não só Itaituba, mas outros cidades também vão dispor deste hospital grandioso”, disse.

Para o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco de Aguiar, a nova unidade vai ajudar na melhoria da saúde pública municipal. “Importante ressaltar que o hospital não vai atender somente aos pacientes com novo coronavírus, mas também a pacientes com outras enfermidades. O interesse tanto do governador quanto da prefeitura é que possam atender a todas as outras especialidades em breve”, disse.

Convênios

Na oportunidade, o governador Helder Barbalho assinou convênio para criação da Maternidade Municipal da Itaituba, em parceria com a prefeitura da cidade, além de outro convênio para readequação da BR-230, a Transamazônica, no trecho urbano que corta Itaituba.

Participaram da cerimônia de entrega do HRT o secretário de Estado de Saúde Pública, Romulo Rodovalho Gomes; o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco de Aguiar; o secretário de Integração Regional do Oeste do Pará, Henderson Pinto; os deputados federais José Priante e Júnior Ferrari, e dom Vilmar Santos, bispo de Itaituba, além de demais autoridades locais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias