
A longa distância em busca de atendimento médico acabou para moradores do distrito de Castelo de Sonhos, distante cerca de 1.100 km da sede da cidade de Altamira. Nesta sexta-feira (17), o Governador Helder entregou o Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos ‘João Trevian Sobrinho’.
“Nós estamos entregando o hospital para atender a população. Um compromisso que firmei com a população para cuidar da nossa gente. Agradeço a todos os profissionais de saúde que vão garantir atendimento e salvar vidas aqui”, destacou o governador do Estado. O hospital, que possui 21 leitos clínicos para internação em pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica cirúrgica, clínica médica e outros quatro leitos em sala de estabilização, vai atender ao mês, em média, 20 mil habitantes, incluindo o distrito de Cachoeira da Serra e as aldeias indígenas do entorno.
Brasil é o 2º país com mais vítimas e tem média de mil mortes/dia
Josivan Batista, sub-prefeito do Distrito, avaliou a entrega da unidade como um momento importante para a população. “A região da BR-163 sofria muito por não ter um hospital deste tipo. Agora é um sonho sendo realizado”.
Com perfil de baixa complexidade e restrito a internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados pela atenção básica dos municípios, o hospital vai facilitar o acesso à saúde para a população que vive em localidades na margem da Transamazônica e Santarém-Cuiabá.
Pandemia pode tirar 10 milhões de crianças da escola, afirma OMS
As obras, que foram iniciadas em agosto de 2014, foram concluídas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) em abril deste ano, totalizando 3.400 metros quadrados de área construída.
“A obra se arrastou desde 2014, mas o governador Helder deu prazo limite para a entrega. Nós finalizamos a obra e estamos entregando hoje já para o uso em ações de enfrentamento à Covid-19”, explicou Valdir Acatauassu, secretário adjunto da Sedop. Neste primeiro momento, o hospital realizará atendimentos em regime de 24 horas, todos os dias da semana, somente de casos de Covid-19 e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves que necessitem de internação.
ESTRUTURA
O suporte ao atendimento médico conta com laboratório de análises, Raio X, ultrassonografia (USG) e eletrocardiograma (ECG), além de apoio assistencial em enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, serviço social e psicologia. De acordo com a diretora da unidade, Louhanna da Silva, “70% dos profissionais contratados tem residência na região. Conhecem a rotina da cidade e a própria população local. O que ajuda também na humanização do atendimento”.
O hospital é do governo estadual e está sob gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Nacional de Assistência Integral (INAI).
PARA ENTENDER
De janeiro de 2020 até hoje, já foram seis hospitais estaduais entregues à população. CONFIRA:
l Hospital Abelardo Santos
l Hospital Regional dos Caetés (Capanema)
l Hospital Santa Rosa - Abaetetuba
l Hospital Regional de Itaituba
l Hospital Regional de Castanhal
l Hospital Regional de Castelo dos Sonhos
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar