Servidores da saúde do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, em Belém, fecharam a travessa 14 de Março na manhã desta sexta-feira (16) para realizar um ato em homenagem aos servidores da saúde vítimas da Covid-19. Eles ainda protestam contra novos casos da doença e o não pagamento de abono por parte da Prefeitura de Belém.
INSALUBRIDADE E ABONO
Em conversa com o repórter Toni Gonçalves, da Rádio Clube do Pará, uma servidora falou sobre a situação de insalubridade e o não pagamento do "Abono da Covid", um percentual que segundo ela deveria ter sido pago pela Prefeitura de Belém em razão dos serviços prestados durante a pandemia considerando o alto índice de periculosidade devido à exposição ao novo coronavírus.
"Os trabalhadores do Pronto Socorro Municipal estão fazendo uma homenagem e um apelo a todos que não foram contemplados pelo abono de covid. Morreram 11 trabalhadores aqui, foram muito mal assistidos. A gente não teve o suporte, a assistência necessária durante a pandemia. Esse hospital de pronto socorro ficou fechado durante 60 dias e nós trabalhadores, após a redução da pandemia, um novo ciclo começa a iniciar com novos infectados, nós estamos com três trabalhadores, há uma internada, aqui no pronto socorro, são servidores efetivos do pronto socorro da 14. Então a gente precisa de material essencial, não dá mais pra continuar como está, a prefeitura fechando os olhos e negligenciando materiais de qualidade para os trabalhadores durante essa pandemia.
Veja o protesto!
Durante o ato, os funcionários fizeram uma espécie de chamada, anunciando o nome de cada servidor vítima da doença.
Equipes da Guarda Municipal estão no local. Trânsito foi fechado na área.
Acompanhe o trânsito em tempo real e em casos de acidentes ou congestionamentos, procure por vias alternativas.
O DOL solicitou posicionamento à Prefeitura de Belém e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que emitiu uma nota afirmando que "nenhuma unidade municipal de saúde está desabastecida, e nesse período de pandemia a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI’s) foi reforçada". A nota ainda afirma que "abastece periodicamente os serviços de saúde com EPI’s referentes ao perfil de cada unidade em suas embalagens originais".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar