A série “Ubuntu – A Partilha Quilombola” estreia no Canal Futura na sexta-feira, dia 4, mostrando a força produtiva de comunidades quilombolas. Com produção da TV Norte Independente e direção de Arthur Santos e Cassandra Oliveira, a série de 13 episódios acompanha experiências de produção comunitária que garantem não só a sobrevivência econômica dos descendentes de negros escravizados, como a manutenção de seus valores culturais, religiosos e políticos – entre elas o direito à terra titulada e a resistência a invasões de território, na região oeste do Pará, onde a comunidade quilombola se reinventa, adotando a criação de pousadas para turistas e a prática da pesca esportiva.
A força produtiva e comunitária dos quilombos
A primeira temporada enfoca as comunidades quilombolas do Pará, acompanhando atividades como ecoturismo, coletivo de mulheres, cooperativismo e a produção de produtos tradicionais, como farinha de mandioca, castanha-do-pará e açaí. O episódio de estreia visita Cachoeira Porteira, na região oeste do Pará, onde a comunidade quilombola se reinventa, adotando a criação de pousadas para turistas e a prática da pesca esportiva.
Ubuntu – A Partilha Quilombola
Canal Futura
Estreia: 4/12 (sexta-feira), às 22h30
Em 13 episódios, série mostra a força produtiva de comunidades quilombolas, com arranjos que garantem não só a sobrevivência econômica dos descendentes de negros escravizados, como a manutenção de seus valores culturais, religiosos e políticos, como o direito à terra titulada e a resistência a invasões de território, tendo a produção comunitária como força motriz. Na primeira temporada conhecemos as comunidades quilombolas do Pará.
Acesse os conteúdos Futura
Na TV:
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:
Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
Na web:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar