Ouvir música é um hábito saudável que pode proporcionar tranquilidade e distração para quem ouve. Mas esse mesmo hábito também pode ser motivo de perturbação, principalmente quando passa a incomodar o outro. Em Belém, há diversos relatos de pessoas que se sentem incomodadas com o barulho de carros que passam nas ruas com o volume alto.
De acordo com a Lei 7.790/2000, o volume de som permitido durante o dia é de 70 decibéis e a noite são 60. A penalidade pode variar entre uma simples notificação a multas.
Um caso recente de poluição sonora foi registrado pela jornalista Franssinete Florenzano, e segundo ela contou nas redes sociais, aconteceu as 2h da madrugada do último sábado (12). Nas imagens é possível ver um veículo passando pelas ruas Tiradentes, Assis de Vasconcelos e Oswaldo Cruz com um volume de música muito alto. O que incomodou os moradores da região.
Veja!
A jornalista usa o fato para pedir a Delegacia do Meio Ambiente que tome providências quanto a esses abusos recorrentes de desrespeito a população.
Semma
O DOL entrou em contato com a Prefeitura de Belém que através de nota informou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) disponibiliza canais para denúncias, que podem ser feitas diretamente no protocolo da Secretaria, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, Nº 2078, ou pelo e-mail [email protected].
Reclamações no CIOP
Em 2019, o Centro Integrado de Operações (Ciop), em Belém, registrou 63.361 ocorrências atribuídas à poluição sonora e perturbação do sossego alheio. Os registros apontaram que 23.545 (37%) dos ruídos eram produzidos em residências; 13.032 (21%) em veículos; 12.775 (20%) em via pública; 10.061 (16%) em estabelecimentos comerciais, 2.280 (4%) em casas de shows e eventos, e 1.668 (3%) em outras condições.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar