Diário Online
Notícias / Notícias Pará
COVID-19

Urgente: Helder diz que vacinação pode iniciar a partir do dia 21 de janeiro

Estado aguarda a liberação da Anvisa.

quinta-feira, 14/01/2021, 11:42 - Atualizado em 14/01/2021, 12:44 - Autor: Savia Moura


Imagem ilustrativa da notícia: Urgente: Helder diz que vacinação pode iniciar a partir do dia 21 de janeiro
| Agência Pará

O Governador do Estado, Helder Barbalho, participou na manhã desta quinta-feira (14) da entrega de viaturas que serão disponibilizadas para colaborar na estratégia de vacinação da população paraense contra a Covid-19. Além do ato, ele falou sobre a campanha de vacinação em todo o Estado, informando que poderá começar a partir do dia 21 de janeiro. 

O governador informou que já foi definida a logística após a chegada das vacinas no Pará, com deslocamento rodoviário, aéreo e fluvial, para que os municípios recebam as doses o mais rápido possível. 

Sobre a data de início da vacinação contra a Covid-19, o governo prevê que comece no próximo dia 21 em todo o Pará. "Aguardamos a reunião da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no próximo domingo (17), e estando tudo ok, a Anvisa validando a vacina, a FioCruz AstraZeneca e a Butantan Sinovac, nós temos condições de no dia 21 de janeiro podermos estar iniciando a vacinação no nosso estado e, se Deus quiser, em todo o Brasil".

Ainda sobre a quantidade de doses, o governado informou que "neste momento, nós devemos ter 320 mil doses". 

Grupos prioritários 

O governador informou também que os grupos prioritários serão definidos ainda nesta quinta-feira (14), mas adiantou que "Profissionais de saúde, Idosos (que serão "separados" pela faixa etária) Índios e Quilombolas farão parte desse primeiro grupo de vacinação..

Viaturas

O governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará (Sespa), entregou 36 viaturas que serão enviadas para as 13 regionais de saúde do Estado. Os carros serão usados na distribuição e transporte das doses da vacina aos municípios paraenses.

De acordo com o governador, "o Pará possui 13 regionais em saúde e cada uma receberá dois veículos, a sede da secretária mais 10 viaturas para ajudar nessa logística e no incremento da infraestrutura da secretária de saúde de todo estado". 

Além das viaturas, o governo também entregou quatro caminhões isotérmicos que "vão garantir a distribuição e a logística no campo rodoviário com a manutenção térmica, com a temperatura adequada para a conservação da vacina". Além disso, "mais três caminhões-baús para ajudar na logística na distribuição de seringas e insumos para o processo de vacinação e vans que também colaborarão inclusive com o deslocamento de pessoas, de mão de obra para ajudar os municípios nesta vacinação". 

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS