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ARBORIZAÇÃO

Governo celebra um ano de sucesso de transplante de samaumeiras na BR-316

A operação, nesse porte, foi realizada pela primeira vez na Região Metropolitana de Belém, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM)

Imagem ilustrativa da notícia Governo celebra um ano de sucesso de transplante de samaumeiras na BR-316 camera Ricardo Amanajas / Ag.Para

Em uma ação inédita, o Governo do Pará celebra um ano do sucesso do transplante de duas samaumeiras que estavam localizadas no canteiro central da rodovia BR-316, na altura do KM 3, para uma das pétalas do viaduto do Coqueiro, em Ananindeua. A operação, nesse porte, foi realizada pela primeira vez na Região Metropolitana de Belém, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). A medida se deu para o andamento das obras da Nova BR, já que as árvores estavam na faixa de domínio de estação de passageiro e do corredor do BRT Metropolitano que estão sendo construídos.

As samaumeiras foram preservadas pelo Estado que optou pelo transplante, embora a supressão vegetal prevista no projeto estivesse licenciada pelos órgãos ambientais. A ação durou cerca de dois dias, sendo realizado o trabalho no dia 31 de janeiro do ano passado e no dia seguinte. As espécies são protegidas por Lei do Município de Belém (nº 7.709/1994), por integrarem o patrimônio histórico e ambiental da cidade.

Governo celebra um ano de sucesso de transplante de samaumeiras na BR-316
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“Em que pese as árvores estivessem com licença de supressão, o Governo do Estado, por meio do NGTM, optou por compatibilizar o projeto de engenharia com a preservação das espécies que são símbolos da nossa região. E, tendo em vista a importância da questão ambiental para a região e um legado que será mantido para que as futuras gerações possam contemplar as árvores ao longo da BR, fica o registro de que muitas vezes é possível compatibilizar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente”, destaca o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor-geral do NGTM.

Na época, a ação de replantio mobilizou várias equipes de especialistas para proteger os vegetais que precisaram ser podados e transportados em segurança. A árvore maior possui em torno de 25 anos, tem 10 metros de altura (sem folhagem) e pesa cerca de 15 toneladas. Já a menor, tem em torno de 12 anos, atinge altura de 7 metros (sem folhagem) e pesa cerca de 5 toneladas. Outras três árvores da mesma espécie foram preservadas com a adequação do projeto.

O transplante faz parte do projeto paisagístico da Nova BR que prevê, para os primeiros 10.8 km, o plantio de 26 diferentes tipos de árvores e cerca de 1.500 mudas nos canteiros central e lateral da rodovia. Além disso, demonstra o interesse do Governo com a preservação do meio ambiente a partir da elaboração de estratégias dentro dos projetos de infraestrutura e desenvolvimento, tendo em vista que tais obras só iniciam após o licenciamento ambiental. Esse é um critério contratual das obras que também é monitorado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), financiadora de 78% do projeto.

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