plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MARCO HISTÓRICO

Primeira mulher cacique da nação Xikrin toma posse em Parauapebas

Kokoti Xikrin, de 28 anos, vai liderar os índios da aldeia Krimei, que é uma das nove localizadas no município

Imagem ilustrativa da notícia Primeira mulher cacique da nação Xikrin toma posse em Parauapebas camera Reprodução/Instagram

Pela primeira vez na história, uma mulher tomou posse como cacique da nação Xikrin, em Parauapebas, no sudeste do Pará. Kokoti Xikrin, de 28 anos, vai liderar os índios da aldeia Krimei, que é uma das nove localizadas no município.

A indígena tomou posse durante uma cerimônia realizada no último sábado (20), na aldeia Djudjekô, Na ocasião, Kokoti falou sobre a voz e a participação da mulher na cultura indígena.

O anúncio da posse foi feito em uma rede social do prefeito do município. "Nossa cidade é um dos poucos municípios do Brasil que possui políticas públicas destinadas à comunidade indígena. Cerca de dois mil índios desta etnia recebem benefícios nas áreas de saúde, educação, produção rural, social e desenvolvimento econômico".

Veja a reportagem da RBATV:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias