Notícias / Notícias Pará
PARTICIPE

Instituto realiza evento online e gratuito em apoio ao 'Dia Mundial da Obesidade'

A ONG é a primeira organização sem fins lucrativos do mundo direcionada a pessoas com obesidade

quarta-feira, 03/03/2021, 16:45 - Atualizado em 03/03/2021, 16:45 - Autor: Com informações da assessoria


Imagem ilustrativa da notícia: Instituto realiza evento online e gratuito em apoio ao 'Dia Mundial da Obesidade'
| Reprodução

Em 2020, a Federação Internacional da Obesidade alterou a data do Dia Mundial da Obesidade para 4 de março. A data adotada até 2019 era 11 de outubro, quando muitas atividades aconteciam pelo país como forma de conscientização dessa doença multifatorial e crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e associação com outras doenças, como hipertensão, diabetes e câncer. A obesidade não está relacionada à falta de força de vontade, falha de caráter ou algo facilmente controlável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas diagnosticadas com obesidade no mundo até 2025 será de 700 milhões de pessoas.  Como forma de alertar a população para os riscos provocados pela obesidade, foi instituído o Dia Mundial da Obesidade. Em apoio à data, o Instituto Obesidade Brasil realizará neste ano, no dia 6 de março, o projeto Obesidade em pauta: menos estigma, mais acolhimento, um evento 100% online e gratuito para conscientização da obesidade como doença crônica e diminuição do preconceito.

O evento acontecerá das 8h às 18h com uma programação especial durante todo o dia. A transmissão acontecerá nas redes sociais do Instituto Obesidade Brasil, no Youtube, Instagram e Facebook. A abertura e encerramento serão feitos pelo ator Rodrigo Santoro, que já participou da Campanha Sinta-se abraçado, também realizada pela ONG Obesidade Brasil.

Entre os temas abordados no período da manhã estão a obesidade como doença crônica, os preconceitos contra a pessoa com obesidade, estética e saúde e as doenças associadas ao problema. Sobre tratamento, os profissionais abordarão questões como a dieta no tratamento de obesidade, exercícios físicos e perda de peso, remédios para emagrecer, além de informações sobre cirurgia bariátrica e metabólica e balão intragástrico.

À tarde, será explicada a importância de um acompanhamento psicológico, além de questões como ansiedade e depressão. Os profissionais também abordarão tratamentos, como clínico e cirúrgico, oferecidos pelo SUS. Ao final das apresentações, ocorrerão mesas redondas de discussão dos temas abordados e respostas às perguntas da audiência. Depoimentos ao final do evento mostram casos reais de quem lida com o problema. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.diainternacionaldaobesidade.com.

 

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS