Diário Online
Notícias / Notícias Pará
ENCHENTES

Rio transborda e Juruti decreta situação de emergência 

Maior pico das cheias foi em 2009, seguido por 2012 e agora em 2021.

quinta-feira, 06/05/2021, 12:06 - Atualizado em 06/05/2021, 12:06 - Autor: Diario Online


Muitas famílias já abandonaram as suas casas.
Muitas famílias já abandonaram as suas casas. | Reprodução

O período do chamado (inverno amazônico) além das chuvas de todos os dias tem também as cheias dos rios que cortam a maior floresta tropical do mundo. Os impactos são sentidos em várias cidades.

Assim é em Juruti, município do oeste paraense, que mesmo com número abaixo do pico já atingido, a cheia no Rio Amazonas tem preocupado moradores.

A prefeitura já decretou situação de emergência no município, por causa da cheia que vem afetando principalmente as comunidades ribeirinhas de Juruti. Equipes da Defesa Civil têm percorrido as áreas mais prejudicadas, como a Vila de Juruti Velho, onde várias casas ficaram alagadas.

Cerca de 400 famílias atingidas pelas enchentes já foram cadastradas para receberem cestas básicas e madeira para melhorar a estrutura das casas. Outras 50 famílias já saíram de suas residências e estão nas de parentes provisoriamente.

Segundo a Defesa Civil de Juruti, o nível do rio Amazonas subiu 11,68 metros. São 16 centímetros abaixo da maior enchente no município ocorrida em 2009, quando o nível do rio chegou a 11,84 metros.

Além da zona rural, a cheia do rio também atingiu áreas próximas a sede do município, que fica na margem do rio Amazonas.

A prefeitura do município aguarda a homologação do Decreto de Situação de Emergência pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e desta forma conseguir recursos financeiros para ajudar as famílias desabrigadas e desalojadas.

Veja imagens:

 

| Reprodução
 

 

| re
 

 

| Reprodução
 

 

| Reprodução
 


Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS