Diário Online
Notícias / Notícias Pará
OPORTUNIDADE

Japão oferece bolsas para estudantes do Pará 

Oportunidade oferecida pelo Consulado japonês também está aberta para pesquisadores e estudantes de mais três estados.

terça-feira, 11/05/2021, 07:06 - Atualizado em 11/05/2021, 08:45 - Autor: Redação


Quando o assunto é estudar fora do país, os destinos mais procurados pelos brasileiros são Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, de acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Interne Culturais (Belta). Embora os EUA estejam em primeiro lugar, o fato é que o “sonho americano” muitas vezes esbarra num ponto difícil de ser superado: o alto custo! 

O Consulado do Japão em Belém está recebendo, até o próximo 28 de maio, as inscrições para se pleitear bolsas de estudo na modalidade de pesquisa/pós-graduação voltadas aos estudantes/pesquisadores dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, conforme os requisitos básicos: ser brasileiro; ter idade até 34 anos em 1º de abril de 2022; ensino superior completo; conhecimento da língua inglesa e/ou japonesa e é recomendável ter iniciação científica.

Em função da pandemia, a seleção constará de análise de documentos e a entrevista será em inglês e/ou japonês. Os benefícios da bolsa são: valor mensal de cerca de R$ 7 mil, passagens aéreas de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares. Desde a década de 70, cerca de 183 estudantes e pesquisadores do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, viajaram ao Japão para estudar e pesquisar e após a conclusão dos cursos retornaram ao Brasil colaborando no desenvolvimento do país.

Um dos bolsistas que retornou após os estudos no Japão, o professor PHD da Universidade Federal do Pará (UFPA), Chubert Sena, fala que cursou doutorado em ciências médicas na Osaka University entre 2005 e 2010, obtendo o título de PHD. “A bolsa de estudo do governo japonês, uma das melhores até hoje, forneceu esse período de crescimento profissional e pessoal, fundamental para a minha carreira acadêmica e de pesquisa, fornecendo todos ossubsídios necessários”.

SERVIÇO

DOCUMENTOS

Documentos para a inscrição: ficha/formulário de inscrição preenchida corretamente em inglês ou japonês, datilografada com 02 fotos 3,5x4,5 cm dos últimos seis meses; diploma/certificado e histórico escolar com traduções para o inglês ou japonês; carta de recomendação do diretor/orientador com tradução para o inglês ou japonês; projeto de estudo/redação em inglês, entre outros. Os documentos devem ser enviados via Correios ou entregues em envelope na portaria do prédiodo endereço abaixo.

CONTATOS

Informações, aquisição de formulários de inscrição:

Consulado do Japão em Belém

Av. Magalhães Barata, 651 Ed. Belém Office Center, 7º andar,

Belém-PA CEP: 66060-281

Site: www.belem.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_de_estudo.html

E-mail: [email protected] bm.mofa.go.jp

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS