plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LEGISLATIVO

Alepa em Pauta traz a CPI da Vale e piso da Enfermagem

Coluna de todas as quintas-feiras traz as notícias do parlamento estadual com propostas e projetos de leis

Imagem ilustrativa da notícia Alepa em Pauta traz a CPI da Vale e piso da Enfermagem camera Deputados da Assembleia Legislativa do Pará | Baltazar Costa/Alepa

Nesta quarta-feira (26), os deputados realizaram a reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a atuação da empresa Vale no Pará, a chamada CPI da Vale. A investigação vai abranger a concessão de incentivos fiscais, o descumprimento de condicionantes ambientais, falta de segurança em barragens, repasses incorretos de recursos aos municípios, a verificação das práticas dos preços externos segundo as normativas legais, o cadastro geral dos processos minerários existentes no estado e outros fatos que atentam contra o desenvolvimento econômico do Pará. A CPI terá um prazo de 90 dias, prorrogável por quantas vezes forem necessárias.

Alepa em Pauta traz a CPI da Vale e piso da Enfermagem
📷 |Baltazar Costa/Alepa

Requerimento

A criação da CPI da Vale atendeu ao Requerimento do deputado Ozório Juvenil que vem questionando o descumprimento de compromissos assumidos perante ao Governo do Pará, em descompasso com a lei. O deputado destaca que no último trimestre de 2020, a Vale teve um lucro de R$4,8 bilhões, mesmo em tempos de pandemia.

Alepa em Pauta traz a CPI da Vale e piso da Enfermagem
📷 ||Baltazar Costa/Alepa

Composição

O deputado Eraldo Pimenta foi escolhido o presidente da CPI e o deputado Igor Normando será o relator. A vice-presidência é do deputado Carlos Bordalo. Por ser autor do pedido de abertura da CPI, o deputado Ozório Juvenil é membro nato da comissão. Os deputados Cilene Couto, Miro Sanova e Eliel Faustino também integram a equipe que conduzirá a CPI.

Alepa em Pauta traz a CPI da Vale e piso da Enfermagem
📷 ||Baltazar Costa/Alepa

Responsabilidade Fiscal

O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), deputado Igor Normando, comandou a audiência pública em que o Poder Executivo apresentou os relatórios de avaliação do cumprimento da meta de superávit primário e os demais definidos pela Secretaria do Tesouro Nacional. São os relatórios quadrimestrais previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Alepa em Pauta traz a CPI da Vale e piso da Enfermagem
📷 ||Baltazar Costa/Alepa

Piso da enfermagem

O deputado Fábio Freitas deu entrada em um requerimento solicitando que a Alepa manifeste ao Senado Federal Votos de Apoio ao PL 2.564 de 2020 pela sua aprovação. O projeto institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem e Parteira.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias