plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ANIVERSÁRIO

Ourém comemora 259 anos de emancipação política

A "Pérola do Guamá" representa uma parte importante da história do Pará

Imagem ilustrativa da notícia Ourém comemora 259 anos de emancipação política camera Rafael Arnour

Ourém é um dos mais antigos municípios do nordeste do Pará, fundado em 1727 e emancipado em 29 de maio de 1762. O IBGE estima que a população está perto de 17.800 habitantes distribuídos em 602. 659 km².

A cidade sede é conhecida como A Pérola do Guamá, e encanta por suas belezas naturais, formadas por matas virgens e igarapés de água cristalina, e pela simplicidade e acolhimento dos ouremenses. As origens remontam do século XVII, quando um pequeno povoado, fundado por famílias açorianas foi povoado por 150 índios que ajudaram a ergue o município com grande potencial turístico ainda inexplorado.

Ourém comemora 259 anos de emancipação política
📷 |Rafael Arnour

Distante 181 Km. de Belém pela BR 316 e PA 124, logo na chegada está a ponte sobre o rio Caeté, chegando ao Arraial do Caeté, a maior Vila de Ourém, há cerca de 12 igarapés espalhados em todo o território, oferecendo oportunidades para o turismo e trilhas que valorizem o contato com a naturezas, todos com água cristalina filtrada pela maior jazida de seixo do Pará.

O lugar sofreu inúmeras depredações durante o conflito da Cabanagem. Em virtude de dissensões políticas, o lugar perdeu a condição de município em 1887, quando foi extinto, A restauração ocorreu somente em 1889. Em 1931, sofreu nova extinção, restabelecendo-se, porém, em 1933.

Em Ourém acontece o Festival da Canção Ouremense, o maior do Pará, com 35 edições já realizadas. Contando com o apoio do Governo do Estado e a participação dos maiores nomes da música paraense, que anualmente se deslocam para o lugar no final das férias de julho, apresentando suas composições e concorrendo aos prêmios em dinheiro e troféus personalizados oferecidos pela poder público municipal.

Ourém comemora 259 anos de emancipação política
📷 |Rafael Arnour

O extrativismo mineral é a maior atividade econômica de Ourém, cuja população assiste assustada à dizimação dos recursos naturais em virtude dos danos causados à vegetação nativa e a não recuperação das áreas degradadas, proporcionando sérios danos ao Meio Ambiente, sucateamento das estradas vicinais e empobrecimento do moradores das áreas rurais, que deixam as atividades agrícolas e se deslocam para a periferia da cidade sede sem oportunidades para o trabalho e a geração de renda, já que a atividade oferece pouquíssimos empregos e muitos problemas.

Francisco Roberto Uchoa é o atual prefeito de Ourém. Ele manifesta o interesse do executivo municipal em abrir o diálogo com as empresas mineradoras buscando alternativas que minimizem os problemas causados pela exploração do seixo. Ele divulga uma mensagem na passagem do aniversário do município.

Ourém comemora 259 anos de emancipação política
📷 |Rafael Arnour

“Ourém faz aniversário num momento de preocupações para todo o mundo, em virtude da pandemia da Covid 19. Perdemos alguns de nossos filhos e dividimos com cada família a dor pela ausência, solidarizando-nos a todas, conscientes das dificuldades que enfrentaram. Mas, não baixaremos a cabeça e buscaremos soluções para os problemas enfrentados pela população, dando vida aos anseios de todos em um momento ímpar na história da humanidade. Levaremos longe a grandeza de Ourém, abraçando cada um de seus filhos, que lutam pelo crescimento de um lugar cheio de belezas e pessoas maravilhosas.

Feliz aniversário para Ourém e seu povo. que cada um e todos se lancem para o voo seguro em busca dos troféus que conquistaremos no futuro”

Jofrey José Gemaque - Professor, poeta e compositor.

PROGRAMAÇÃO

Em virtude do quando crescente de infectados pela pandemia da Covid 19, a programação comemorativa aos 259 anos será realizada com a participação de artistas ouremenses em lives realizadas em espaço restrito, sem a participação popular

Confira a programação

Ourém comemora 259 anos de emancipação política
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias