plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Belém e Ananindeua: veja o calendário de vacinação

Calendário vale até sexta-feira (18). Ontem, quem nasceu entre 1964 e 1967 recebeu imunização. Trabalhadores da educação também são chamados. Ananindeua imuniza acima de 48 anos.

Imagem ilustrativa da notícia Belém e Ananindeua: veja o calendário de vacinação camera Um momento de comemoração pela vacina recebida ontem na capital. | Celso Rodrigues

A Prefeitura Municipal de Belém continua antecipando a vacinação de pessoas com 50 anos ou mais. Já nesta quarta-feira (16), serão vacinados os nascidos de 1962 a 1969. Idosos de 62 e 63 anos que receberam a primeira dose de AstraZeneca em março receberão a segunda dose do imunizante também nesta quarta-feira. Na quinta-feira, 17, serão vacinadas pessoas nascidas de 1962 a 1973, e na sexta-feira, 18, será a vez das pessoas nascidas de 1962 a 1974 receberem a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Nesta etapa da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) pretende aplicar 110 mil doses de vacina só neste público. Para receber o imunizante, as pessoas devem apresentar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência de Belém. No caso de pessoas que irão receber a segunda dose da vacina, é necessário apresentar também o cartão de vacinação com o registro da primeira dose. Nessa semana, continuam sendo imunizados na capital os trabalhadores da Educação. Nos dias 18 e 19, recebem a vacina os trabalhadores do ensino médio e superior, além do ensino fundamental, educação infantil e especial.

Ontem (15), as pessoas nascidas entre os anos de 1964 e 1967, independente de comorbidades, receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer. Até o próximo domingo (20), a expectativa é vacinar 110 mil pessoas com 50 anos ou mais. O mutirão para acelerar a vacina em Belém levou muita gente aos locais de vacinação na manhã desta terça-feira. No posto da Universidade Federal do Pará (UFPA), os voluntários já esperavam um dia de muito trabalho. Para manter o controle e a segurança das doses, era permitido a entrada de apenas cinco pessoas, por vez, na sala de aplicação. Ao todo, 600 doses haviam sido enviadas para o local.

A auxiliar de serviços gerais, Maria do Socorro Santos, 54 anos, foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local neste segundo dia do novo calendário. Em casa, o esposo e a filha que é professora também já foram vacinados. “Só tenho a agradecer primeiramente a Deus por essa oportunidade e também por aqueles que contribuíram para que esse momento chegasse. Me sinto agora um pouco mais aliviada e protegida contra esse vírus”, disse.

No posto do Cassazum, localizado no bairro do Marco, a fila para vacinação também estava grande no lado de fora da sede. No salão principal do espaço mais gente aguardava a vez para receber as doses. “Mesmo com a fila grande os atendimentos estão sendo bem rápidos. Eu estava muito ansiosa para ser vacinada porque cheguei a pegar a Covid duas vezes, mas graças a Deus não tive complicações e ele permitiu que chegasse minha vez de imunizar”, conta a dona de casa Marlene Trindade, 55.

No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual do Pará (Uepa), a fila de pessoas em busca do imunizante se estendeu por vários metros dentro do campus. Osias Andrade, 53, comemorou quando recebeu a sua primeira dose da vacina. “Em casa só faltava eu me vacinar. Agora é continuar com os cuidados que não devemos abandonar e aguardar pela segunda dose para completar o ciclo de vacinação e ficar mais aliviado e protegido”, disse. Nessa fase do calendário 18 postos de vacinação estão funcionando no horário de 9h às 17h, sem intervalos. Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência de Belém.

IDOSOS

No posto que funciona na Casa de Plácido, ao lado da Basílica Santuário, no bairro de Nazaré, a procura pela vacina foi grande, na tarde de ontem (15). É importante deixar também registrado esse momento com o celular. Os motivos são os mais variados. “É para que sirva de exemplo, um incentivo para outras pessoas virem se vacinar”, disse a comerciária Anete Fonseca, nascida em 1966. “Perdemos tantos amigos para essa doença (covid-19) e o que a gente quer é que as pessoas se protejam, se cuidem, e a vacina é que vai acabar com essa pandemia”, frisou.

A dona de casa Janete Silva, também nascida em 1966, procurou o posto de vacinação que funciona no Clube Cassazum, no bairro do Marco. Lá as doses de vacina que estavam sendo aplicadas eram da Pfizer. “Não importa qual a marca, o importante é vir se imunizar”, ressaltou. “Fiz questão de registrar para postar no grupo da família e mostrar que mais um de nós tomou a vacina. Se queremos voltar a nos reunir, todos temos de tomar”, comentou.

O posto de vacinação do Cassazum foi um dos mais procurados. Durante a tarde uma fila chegou a ser formada do lado de fora, mas o procedimento foi rápido. O professor Jean Carlos Gaspar disse que enfrentou a fila, mas levou apenas dez minutos para ser vacinado com a primeira dose. “Eu me enquadro no perfil do calendário de vacinação. Estou com 54 anos, sou professor”, disse.

A dona de casa Rosinete Amador, 56, chorou na hora da vacina. Alegou ter medo de injeção. “Mas sei da importância da vacina. Eu tive covid-19 no início da pandemia e a minha filha também. Eu tive muito medo de perdê-la e sei o que a gente viveu. Tomei a vacina porque não quero que essa doença faça mal a mim e a qualquer pessoa à minha volta. Todo mundo precisa tomar”, sinalizou.

Belém e Ananindeua: veja o calendário de vacinação
📷 |

Ananindeua imuniza quem tem 48 anos ou mais

O município de Ananindeua continua com o seu calendário de vacinação contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (16), será a vez de quem tem 48 anos completos ou mais sem comorbidades e, aquelas pessoas que perderam o seu calendário de vacinação com a primeira dose do imunizante. A prefeitura segue vacinando também, mas com a segunda dose, aqueles que já tomaram a primeira dose do imunizante Coronavac do público-alvo com pessoas com 46 anos com comorbidades, grávidas, puérperas e síndrome de Down.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau), já foram vacinadas mais de 117 mil pessoas com a 1ª dose do imunizante. A continuidade da campanha de vacinação depende da disponibilidade de doses suficientes. O município segue vacinando também com a segunda dose da Coronavac.

Belém e Ananindeua: veja o calendário de vacinação
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias