A História da Assembleia de Deus em Belém tem origem no chamado de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren. O chamado, segundo conta a tradição da igreja, aconteceu de forma sobrenatural: através de uma profecia, foi revelado que os dois deveriam ir ao Pará. Somente após procurar no mapa mundial, os missionários tomaram conhecimento de que o local ficava no norte do Brasil. Em obediência ao chamado divino, Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém no dia 19 de novembro de 1910.
Assembleia de Deus faz 110 anos com presença de Bolsonaro
Manifestantes em Belém farão ato contra Bolsonaro
Além da barreira do idioma, os suecos sofreram com a falta de recursos financeiros. No início, Berg e Vingren participavam de cultos em igrejas protestantes cantando hinos em sueco. Quando passaram a entender o idioma local, passaram a fazer pregações enfatizando a salvação, o batismo com o Espírito Santo, a cura divina e o uso dos dons espirituais.
A doutrina pentecostal, pregada pelos missionários, foi assimilada por parte dos crentes da Belém do início do século XX, mas rejeitada por outros. Seis meses depois da chegada a Belém, Vingren foi convidado para dirigir um culto de oração e falou da necessidade de o crente ser revestido do poder do alto. A maioria dos presentes alegrou-se com a mensagem e outras reuniões de oração foram realizadas em casas de crentes que queriam o batismo no Espírito Santo como uma realidade em suas vidas.
No dia 8 de junho de 1911, a história oficial da igreja relata que a “irmã” – os membros da Assembleia chamam uns aos outros como irmãos – Celina Albuquerque, orando em sua casa, foi a primeira evangélica brasileira a receber o cumprimento da promessa, falando em línguas, tal qual os primitivos cristãos no dia de Pentecostes:
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (Bíblia sagrada, Atos 2:3,4).
A evidência da mensagem pentecostal levou a direção da Igreja Batista a uma tomada de posição. Em uma reunião extraordinária, foi solicitado que todos os que estivessem de acordo com a nova doutrina se manifestassem. Dezenove irmãos – a maioria, portanto – levantaram-se. O grupo alinhado ao ensino pentecostal foi ilegalmente excluído pela minoria presente, delineando as bases do movimento pentecostal no solo brasileiro.
Os irmãos desligados da Igreja Batista passaram a reunir-se em um salão na Rua Siqueira Mendes, 79, Cidade Velha, residência do irmão Henrique de Albuquerque. Com o crescimento do número de membros, houve a necessidade de organizar o movimento.
18 de junho de 1911
No dia 18 de junho de 1911, por deliberação unânime, foi fundada a Missão de Fé Apostólica, posteriormente denominada de Assembleia de Deus. Supõe-se que o nome escolhido para a nova denominação esteja ligado às igrejas que na América do Norte professavam a mesma doutrina e foram denominados de Assembleia de Deus ou Igreja Pentecostal.
Estabelecida a Assembleia de Deus, os novos convertidos sentiram de imediato o impulso do Espírito Santo, saindo em busca das almas, seguindo os passos de Gunnar Vingren e Daniel Berg. Os resultados, testemunhados com salvação, batismo com o Espírito Santo e também com curas divinas, deram à igreja pentecostal a dimensão que hoje vemos.
O rápido crescimento exigiu a formação de pastores e norteou a expansão ministerial da nova igreja. O grande crescimento da obra levou os pastores consagrados a assumirem trabalhos em outras localidades e estados, ampliando as fronteiras da mensagem pentecostal no Brasil. Atualmente o testemunho pentecostal da Igreja Assembleia de Deus está presente em todo o Brasil.
Programação
Nesta sexta (18), às 19h, será realizado um Culto Solene, que terá, segundo a organização, a participação do presidente Jair Bolsonaro, do governador Helder Barbalho e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. A programação acontecerá de forma presencial para convidados no Centenário Centro de Convenções, e online (transmitido através das redes sociais), onde as pessoas poderão acompanhar das suas casas ou dos templos.
No sábado (19), às 8h, acontecerá a inauguração do Museu Nacional da Assembleia de Deus, que fica localizado na avenida Nazaré com a travessa 14 de Março. Ainda no sábado, às 9h, será realizada a reconstituição da chegada dos Pioneiros Daniel Berg e Gunnar Virgen, na Escadinha, no Porto de Belém. No domingo (20), às 19 horas, será realizada a celebração nos Templos da Assembleia de Deus.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar