
A rotina de antes voltando, mesmo que ainda com regras higienização para evitar o contágio da doença que mudou a humanidade nos últimos meses.
Após muita expectativa sobre o retorno das aulas presenciais, principalmente na rede pública de ensino, com início sinalizado para o dia 2 de agosto, as papelarias de Belém já começam a se preparar para as vendas do segundo semestre do ano letivo. Os donos acreditam em uma retomada favorável para estes estabelecimentos, atingidos pela pandemia da Covid-19.
“Para esse retorno, as nossas expectativas são as melhores possíveis. Já estamos nos organizando e recebendo algumas listagens para aquecer as vendas e tentar reverter essa situação o quanto antes. Inclusive, com o anúncio do retorno das atividades nas escolas públicas, alguns pais já começaram a fazer suas pesquisas”, conta o gerente Leonardo Santos, que trabalha em uma papelaria na travessa Padre Eutíquio, no centro comercial de Belém.
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O gerente lembra que, mesmo com a paralisação das atividades presenciais em instituições de ensino, as vendas se mantiveram, e as marcas de produtos apostam em novidades para atrair o público. “Hoje estamos trabalhando com o estoque equilibrado para não deixar de atender o público. Buscamos trazer também as novidades, mas tudo sem exagero, para evitar possíveis perdas”.
Trabalhando há cinco anos como vendedor em uma das principais papelarias da cidade, Guilherme Rocha disse que a pandemia fez as vendas despencarem nos últimos semestres, causando um impacto negativo de 80% na saída de produtos escolares e para escritórios. “Há quase dois anos tem sido bastante difícil, mesmo com as pessoas não deixando de comprar alguns itens obrigatórios, mas nada comparado ao que deveria ser nessa época”, destaca.
A papelaria já vem preparando o estoque. “A gente já consegue ver o movimento de pessoas procurando por alguns artigos, principalmente cadernos e canetas, lápis e borrachas, que são aqueles itens básicos das listas. Acreditamos que pelo último final de semana de julho e início de agosto, as nossas vendas já estejam bastante aquecidas”.
Tecnologia
Nos estabelecimentos visitados pelo DIÁRIO, a tecnologia vem auxiliando nas vendas. Com destaque para os perfis das empresas nas redes sociais e plataformas de mensagens como o WhatsApp, onde a pessoa envia a listagem do que precisa e um orçamento é gerado. “Sabemos que muita gente adotou essa prática de compra, então nosso atendimento também está presente no virtual para atender esse público”, diz Guilherme Rocha.
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