Com a ocupação de leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Belém exclusivos para a Covid-19 em 17,1% e 28,1%, respectivamente, fontes ligadas à Diretoria da Festa de Nazaré confirmaram ao DIÁRIO de que é quase certa a possibilidade de haver a realização do Círio nos moldes tradicionais em outubro deste ano. Entre os motivos elencados estão ainda o ritmo da vacinação, cuja meta é imunizar a população de a partir dos 18 anos de idade ainda em agosto.

A continuar nesse passo, a projeção anunciada pelo governo do Estado ampliará as chances de haver a realização do evento em 2021. O formato, se serão mantidas todas as procissões ou novos eventos durante a quadra nazarena, deverá ser anunciado mês que vem.

Antes de qualquer decisão, o próprio governo deve realizar o que é conhecido em todo o mundo como evento-teste: uma programação, com público limitado e outros regramentos, para testar as medidas de segurança a serem implementadas a partir da suspensão das principais restrições contra o coronavírus. Em Londres, essa experiência já ocorreu com festivais de música, e em São Paulo deverão ser realizados dez desses testes até o fim deste mês.

Aqui no Pará ainda não foram anunciadas datas ou moldes, se haverá testagem para Covid dos participantes/convidados, ou exigência de já ter tomado ao menos a primeira dose de algum imunizante, mas sabe-se que os resultados da iniciativa devem ser determinantes para a decisão por um Círio “normal” ou não.

É levado ainda em consideração o fato de que o número de casos e mortes caiu bastante, muito em função da corrida pela imunização, que já alcançou os adultos na casa dos 30 anos de idade na maioria dos municípios paraenses. Em todo o Estado, a ocupação de leitos clínicos e UTI por pacientes de Covid estava, até segunda,dia 12, em 42% e 60%.

Em 23 de junho foi divulgado um comunicado sobre o Círio 2021 informando que no domingo, 8 de agosto, na Basílica Santuário, após a Santa Missa das 18h, o arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira Corrêa, os Padres Barnabitas e a DFN anunciarão ao público a programação oficial.

BANDEIRAS

Na última sexta, 9 de julho, o bandeiramento das regiões foi atualizado, e Metropolitana, Marajó Oriental, Nordeste e Baixo Tocantins saíram do amarelo (Zona 03 - zona de controle II) para o verde (Zona 04 - abertura parcial). A coloração é a última antes do bandeiramento que prevê um “novo normal”, e só mantém fechados boates, casas noturnas e casas de shows, além de proibição de shows e festas abertas ao público, bem como presença de público em eventos esportivos.

No mês de março deste ano, foram registrados 67.719 casos de Covid-19 no Estado; em abril, o número caiu para 39.008; em maio, para 30.422; em junho, a queda foi ainda maior, com o registro de 16.464 casos. Neste mês de julho, até o dia 10, com um terço do mês completo, o Pará contabilizava 443 novos casos.

O número de mortes em decorrência de complicações por conta da doença também segue em queda. Em março, foram registrados 2.387 óbitos; no mês de abril, 2.298; em maio, 799; em junho, 473; e até os primeiros dez dias deste mês, o Estado tinha 31 óbitos por conta da Covid-19.

Como foi em 2020

Em 2020, imagem peregrina sobrevoou a cidade de helicóptero, sem romarias oficiais
📷 Em 2020, imagem peregrina sobrevoou a cidade de helicóptero, sem romarias oficiais |Mauro Ângelo

Seguindo as recomendações de autoridades de segurança e também médicas, no ano passado, o Círio não contou com as romarias oficiais, nas ruas, nem mesmo a do segundo domingo de outubro. Naquele dia a imagem peregrina sobrevoou, de helicóptero, os hospitais de Belém, para abençoar os doentes de Covid-19, e ao final da manhã uma missa foi celebrada na Basílica de Nazaré a portas fechadas, sem a presença dos fiéis. Durante os outros dias da quadra nazarena, promesseiros podiam cumprir suas promessas respeitando o distanciamento social e restrições de permanência na Praça Santuário, bem como acompanhar outras programações via internet.

O que diz a Diretoria da Festa de Nazaré?

Após a matéria publicada no DOL e no Diário do Pará, a diretoria da Festa de Nazaré se manifestou a través de nota.

Leia na Íntegra!

"Acerca de notícias que dão conta da realização do Círio 2021 em seu formato tradicional, a Diretoria da Festa de Nazaré esclarece o seguinte:

1. Não há até o momento nenhuma decisão nesse sentido, seja da DFN, dos Padres Barnabitas ou da Arquidiocese de Belém.

2. A programação sugerida será apresentada ainda este mês aos órgãos de saúde e segurança do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém, a fim de que se alcance uma decisão coletiva.

3. A principal preocupação da Diretoria da Festa é com a saúde do povo do Pará, daí porque a programação será pautada pelo cuidado e pela atenção com as questões sanitárias ainda pungentes.

4. Após as tratativas oficiais, a programação será anunciada ao público no dia 08/08/2021, em pronunciamento oficial de Sua Excelência Reverendíssima, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

Belém, 14 de julho de 2021.

Diretoria da Festa de Nazaré"

Maior festa religiosa do Brasil, o Círio reúne cerca de 2 milhões de pessoas na principal procissão Foto: Arquivo

MAIS ACESSADAS