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Prontuário afetivo é usado para humanizar atendimento 

Na UTI da unidade hospitalar, a atividade busca melhorar a comunicação e humanizar as relações entre pacientes e profissionais da saúde, amenizando as angústias do período de internação

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Imagem ilustrativa da notícia Prontuário afetivo é usado para humanizar atendimento  camera Informações são repassadas por pessoas próximas | Divulgação

Para acolher de forma mais humanizada, utilizando iniciativas personalizadas para identificar os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, lança o projeto Prontuário Afetivo, que consiste em deixar acessível as informações intimistas dos pacientes.

Nomes dos filhos, companheiro, animais de estimação, como costuma ser chamado por pessoas próximas e familiares; essas são as principais informações que constam no documento, que recria o tradicional prontuário usado para registrar dados sobre o quadro clínico de cada paciente. Essas informações mais íntimas são repassadas pelos familiares, durante o boletim psicológico, realizado diariamente.

O Projeto já foi iniciado na unidade hospitalar, criada pelo Governo do Estado, e complementa as ações de humanização, que buscam amenizar o difícil período de internação. A humanização é um dos valores da Pró-Saúde, entidade filantrópica que gerencia a unidade, e tem entre as suas missões assistenciais a atuação do cuidado centrado no paciente e no olhar acolhedor ao próximo.

“O foco de todos os profissionais que estão aqui dentro é restaurar a saúde desses pacientes. Entendemos que, nesse caminho, inserir a humanização é o processo que está mais alinhado com o melhor tratamento, a fim de não automatizar esse cuidado e preservar a sensibilidade”, afirma Elizabeth Cabeça, responsável pelo setor de humanização do Hospital de Campanha do Hangar.

Nomes são usados para humanizar prontuário
📷 Nomes são usados para humanizar prontuário |Divulgação

Entre os benefícios trazidos pela ação, está, também, criar afinidade e facilitar a comunicação entre profissional e paciente. É o que explica a psicóloga intensivista, Adriany Costa. “É importante ter a consciência de que cada pessoa em atendimento é o amor de alguém. Esse prontuário torna a relação do profissional com o paciente mais próxima, resgata memórias positivas e trabalha as emoções”, diz ela.

Para a profissional, o Prontuário Afetivo ainda tem o poder de alcançar os familiares e agregar positivamente com mais conforto. “Quando esse familiar deixa um ente querido internado e sabe que há humanização nos detalhes, automaticamente isso traz benefícios, desde mais confiança na equipe, até a tranquilidade de aguardar o tempo que for necessário para o tratamento”, destaca.

Além do Prontuário Afetivo, o Hospital de Campanha também realiza outras ações como a musicoterapia, chamadas de vídeo entre pacientes e familiares, atividades terapêuticas, oficinas de artesanato, e outras estratégias para humanizar o ambiente.

Instalada pelo Governo do Pará em 2020, a unidade de campanha é a maior do Estado para tratamento exclusivo de pacientes com a Covid-19. Desde sua abertura, quase 7 mil pacientes já foram atendidos, e mais de 4 mil se recuperaram da doença.

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