Notícias / Notícias Pará
VAI TER CÍRIO

Diretoria confirma Círio 2021 e suposta programação vaza

Diretoria comunica que vai divulgar a programação oficial no próximo domingo, dia 8 de agosto

segunda-feira, 02/08/2021, 12:02 - Atualizado em 02/08/2021, 18:37 - Autor: DOL


Imagem ilustrativa da notícia: Diretoria confirma Círio 2021 e suposta programação vaza
| Diário do Pará

O Círio de Nazaré, cujo ápice é a procissão pelas ruas de Belém no segundo domingo de outubro, é considerado como a maior manifestação católica do planeta, atraindo todos os anos mais de dois milhões de pessoas. Em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, as programações com a presença de fiéis tiveram que ser canceladas ou adaptadas para evitar aglomerações.

Nesta segunda-feira (02), uma imagem circulou em grupos de WhatsApp, com a suposta programação oficial do Círio 2021. Em nota, a assessoria de comunicação da Diretoria da Festa disse que a programação oficial será publicada no próximo domingo, dia 8 de agosto.

No último dia 14 de julho, o DIÁRIO DO PARÁ e o DOL adiantaram que o Círio 2021 terá programação presencial, a partir de informações levantadas com fontes ligadas à Diretoria da Festa de Nazaré. Na decisão da diretoria, ainda segundo apuração do Diário, foi levada em consideração o baixo número de internações e casos de transmissão da Covid-19, além do rápido avanço na vacinação nas principais cidades do Pará (com meta de imunizar a população a partir dos 18 anos de idade ainda em agosto).

Confira o que disse a Diretoria da festa, em comunicado à imprensa

Em nota, a Diretoria da Festa de Nazaré voltou a afirmar que a programação oficial será divulgada no dia 8 de agosto, próximo domingo, durante a missa das 18h, que será celebrada pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira. O comunicado prossegue: "A saúde e bem-estar do Povo de Deus neste momento é o mais importante, e tudo que foi ou será feito está pautado nas questões sanitárias ainda vigentes. Qualquer outra manifestação acerta do Círio 2021 só será realizada após o anúncio do Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará".

Programação que circula em grupos não é oficial, diz Diretoria

A imagem, de um papel com o timbre da Diretoria da Festa de Nazaré, mostra um cronograma com a previsão de diversos eventos, a serem iniciados no dia 10 de setembro, com a instalação de dois carros de promessas na Praça Santuário. Ainda de acordo com a suposta programação, os carros permanecerão na praça até o encerramento da festividade, no dia 24 de outubro.

 

Conteúdo circula em grupos de WhatsApp. Diretoria não confirma veracidade do documento
Conteúdo circula em grupos de WhatsApp. Diretoria não confirma veracidade do documento |
 

A programação – que consta na imagem vazada – prevê:

- 10/09: instalação de carros de promessas na Praça Santuário;

- 01/10: abertura do arraial;

-  05/10: missa de abertura;

-  07/10: missa de apresentação do manto;

- 09/10: descida da imagem original na Basílica Santuário; missa da trasladação no Colégio Gentil Bittencourt, traslado da imagem peregrina para a Catedral em Carro de bombeiros e live mostrando a decoração da berlinda;

- 10/10: traslado da imagem peregrina da Catedral para a Basílica em carro de bombeiros;

- 11 a 23/10: exposição da berlinda na Praça Santuário e visitação da imagem peregrina aos bairros da cidade;

- 24/10: missa e espetáculo de encerramento

- 25/10: subida da imagem original e missa do Recírio na Basílica Santuário

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS