Uma mulher foi presa no aeroporto de Altamira, no sudeste do Pará, nesta terça-feira (24), após ser flagrada pela Polícia Federal com 277 peixes ornamentais dentro de uma mala. Os animais estavam dentro de pequenas sacolas plásticas.
Menos de 24 horas depois, a Polícia Federal realizou um novo flagrante no mesmo aeroporto. Um homem de 59 anos foi preso em flagrante tentando viajar para Manaus, transportando uma mala com peixes ornamentais (hypancistrus zebra) oriundos do Rio Xingu.
Ao todo, foram encontrados 457 peixes ornamentais na mala. Esta é a quarta apreensão de peixes ornamentais realizada pela Delegacia de Polícia Federal de Altamira em menos de um ano, sendo todas as apreensões realizadas no aeroporto da cidade.
De acordo com informações da Polícia Federal, a prática criminosa tem gerado grandes lucros aos criminosos devido ao valor de venda de cada unidade do peixe zebra, que pode chegar a 200 dólares no exterior.
Após a apreensão e formalização da diligência, os peixes foram enviados ao Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingú (Laquax) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O homem, preso em flagrante, foi autuado por Tráfico de Peixes Ornamentais. O hypancistrus zebra, mais conhecido como cascudo zebra, é encontrado no rio Xingú, no Pará, e está ameaçado de extinção.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar