Preservar nossos rios e matas é necessário, especialmente depois da triste estatística divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que apontou o estado do Pará como o segundo maior no número de queimadas na Amazônia somente no mês de agosto, com 7.853 focos ou 28% do total na região.
Toda ação sustentável adotada é válida e precisa ser repercutida e aproveitando o Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, uma programação especial será realizada pela Prefeitura de Belém durante o mês, entre elas trazendo uma novidade aos moradores da capital paraense: a assinatura do decreto de criação de duas Áreas de Preservação Ambiental (Apas) da Ilha de Cotijuba e do Parque Ambiental do Tenoné.
SAIBA MAIS: Ilha de Cotijuba pode se tornar Área de Proteção Ambiental
As assinaturas dos decretos das Apas de Cotijuba e do Tenoné estão previstas, respectivamente, para os dias 25 e 28 de setembro; o primeiro na Ilha de Cotijuba e o segundo na Sede da Associação Almir Gabriel, na Comunidade do Tenoné. Antes disso, será promovida uma Audiência Pública para a aprovação da criação das Apas no dia 21 de setembro às 17h.
Programação
Como parte do calendário alusivo ao Setembro Verde, serão realizadas também ações de arborização nas áreas periféricas e centrais de Belém a partir de 11 de setembro, com um plantio comunitário de mudas às margens do canal São Joaquim, considerado o maior da cidade que se estende pelos bairros Sacramenta, Val-de-Cans e Barreiro.
Com foco na preservação, conservação, manejo e uso sustentável dos ecossistemas e biodiversidade, as ações contarão com a parceria e participação dos próprios moradores, além da realização de seminários, oficinas de educação ambiental, passeio de bikes pelas áreas verdes, feira de produtos naturais e a exibição de documentários, através do projeto “Tela Verde Samaúma” sobre a Amazônia.
Veja abaixo a programação completa:
- - Plantio Comunitário de Arborização no Canal São Joaquim (dias 11 e 19);
- - Cinema Tela Verde Sumaúma: amostra de filmes sobre Amazônia (dias 9, 10, 16 e 17) - Praça Milton Trindade- Hortinho Municipal. Av. dos Mundurucus s/ - Bairro Batista Campos- Horário de 18 às 20 h.
- - Ecofeira no Horto: Incentivo à economia circular, criativa e solidária (dias 11, 12, 18, 19, 25, 26) - Praça Milton Trindade- Hortinho Municipal, das 8 às 14h.
- - Lançamento do Projeto Portas Abertas às Pessoas com Autismo (dia 14) - Chalé de Ferro do Bosque Rodrigues Alves, das 9 às 12h.
- - Lançamento do vídeo do Curso sobre Produção de Sabão a partir do resíduo de óleo de cozinha (dia 18) - Praça Milton Trindade, 17 h.
- - Roda de danças circulares: saberes ancestrais sobre a natureza (dia 17) - Praça Milton Trindade, 17 às 18 h.
- - Seminário Educação Ambiental e Arborização em Belém (dia 21) - Anfiteatro do Memorial dos Povos, de 9 às 14 h.
- - Audiências Públicas para aprovação da Criação da APA Cotijuba e Parque Ambiental do Tenoné (dia 21), das 17 às18 h.
- - Plantio de mudas no entorno do Portal da Amazônia (dia 22) - Portal da Amazônia, às 8h.
- - Solenidade de abertura do Parque da Funbosque (dia 25) Fundação Escola Bosque - Distrito de Outeiro, às 8 horas.
- - Assinatura do Decreto de Criação da APA Cotijuba (dia 25) Ilha de Cotijuba.
- - Bike passeio: Trajeto saindo do Parque Ecológico do Gunnar Vingren - Canal São Joaquim até o Ver-o- Rio (dia 26), início às 8 h.
- - Assinatura do Decreto de Criação do Parque Ambiental do Tenoné (dia 28) - Comunidade do Tenoné- Sede da Associação Almir Gabriel, às 10 h.
- - Oficina de compostagem para o manejo de lixo orgânico (dia 28).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar