plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Pará: 91% dos estudantes estão na escola pública

A média de alunos na escola pública é maior que a média nacional.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará: 91% dos estudantes estão na escola pública camera Levantamento feito com dados de 2019 mostra que 553 mil alunos são da rede pública, enquanto 51 mil estudam na rede privada, o correspondente a 8,6%. | Marcelo Seabra/Agência Pará

O Pará tinha em 2019 a maior média nacional de estudantes matriculados em escolas públicas. Dos cerca de 605 mil jovens paraenses em idade escolar na faixa etária entre 13 a 17 anos, 553,5 mil eram da rede pública de ensino (91,4% do total) e 51,8 mil eram da rede privada (8,6% do total). O percentual de matriculados na rede pública paraense foi maior do que a média nacional, de 85,5%.

Voltas às aulas: desafios, acolhimento e ressocialização

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, divulgada ontem (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra um perfil dos hábitos e do estado de saúde física e mental dos estudantes brasileiros do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em todo o país.

Um dos temas pesquisados foi sobre a saúde mental. No caso do Pará, no universo de estudantes entrevistados, 16,3% se autoavaliaram de forma negativa, sendo que 51,3% sentiam-se muito preocupados com as coisas comuns do cotidiano; 29,4% sentiam-se tristes; 29,1% sentiam que ninguém se preocupava com eles (as); 34,5% sentiam-se irritados, nervosos ou mal-humorados; e 22,2% sentiam que a vida não vale a pena ser vivida.

A pesquisa investigou o uso de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e cigarros entre adolescentes. O resultado também é preocupante. Na média nacional, seis em cada dez estudantes haviam experimentado bebida alcoólica na pré-pandemia. No Pará, 50,6% responderam ter experimentado bebida alcoólica alguma vez.

Apesar de alto, o percentual é o menor do Brasil e abaixo da média nacional que foi de 63,3%. Entre os estudantes na faixa etária de 13 a 17 anos, 24,2% informaram que bebeu a primeira vez com 13 anos ou menos; 37,8% responderam já ter ficado embriagado alguma vez na vida; e 14,6% já havia tido problemas com familiares ou amigos, faltado aula ou se envolvido em brigas, por uma ou mais vezes, por ter ingerido bebida alcoólica.

Rede municipal se prepara para volta às aulas segunda (13)

Entre os adolescentes no Pará, 20,3% informaram já ter fumado cigarro alguma vez na vida. Entre eles, 10,2% disseram ter fumado cigarro pela primeira vez com 13 anos ou menos.

Já com relação às drogas ilícitas, do universo de 605 mil estudantes paraenses entrevistados, 7% responderam já ter experimentado drogas ilícitas. No Pará, 2,2% experimentaram pela primeira vez com 13 anos ou menos. Nos 30 dias anteriores à pesquisa, 2,5% fizeram uso de alguma droga ilícita, sendo que, nesse período de tempo, 2,6% usaram maconha, 0,6% usaram crack.

O chamado “bullying”, faz parte do dia a dia dos estudantes brasileiros. Em 2019, quase um quarto (23%) dos estudantes brasileiros de 13 a 17 anos disseram ter sofrido bullying de colegas. No Pará, 21% declararam ter passado duas ou mais vezes por algum tipo de humilhação na escola ou terem se sentido humilhados por provocações de colegas da escola, sendo que o dado da rede privada (29,6%) foi maior do que o da rede pública (20,2%).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias