Um brinquedo de silicone colorido e com bolinhas virou “febre” entre o público infantil. O “pop it”, que chegou a ser comparado ao plástico bolha da nova geração, possui ambos os lados que podem ser pressionados e fazem um suave “ploc” após voltar à sua forma original. Para a psicóloga e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Niamey Granhem, o brinquedo lúdico tem diversas funcionalidades, entre elas trabalhar a motricidade fina e ampla, e a parte cognitiva, que envolve a percepção, a concepção, a concentração e a memória.
“O brinquedo lúdico exige que se faça uma interação estimulada com o apoio dos adultos. É importante passar para a criança a imagem de que você se importa com ela. Além disso, em um mundo onde a concorrência com a alta tecnologia chega a ser desleal, a alternativa dos brinquedos lúdicos representa um diferencial educativo”.
Pará lidera em números de novos empresários e MEIs
No centro comercial de Belém, há meses a procura pelo brinquedo é intensa, segundo ambulantes e lojistas. Wilson Brasil, que trabalha vendendo acessórios eletrônicos, optou por vender o brinquedo quando percebeu que poderia aumentar a renda por causa da grande demanda. “Há dois ou três meses cheguei a vender por R$ 50, mas agora que virou ‘febre’ já vendo por R$ 25 até porque a concorrência aumentou”, diz ele, acrescentando que por dia consegue vender cerca de vinte peças e que muda a barraca de ponto, principalmente aos finais de semana. “Vou para lugares como praças porque vão muitas famílias e sempre levam as crianças”.
O brinquedo, que antes era encontrado geralmente apenas no formato quadrado, hoje é vendido em formatos de unicórnio, maçã, coração, morango, robô ou foguete. E possuem as versões opaca ou brilhosa, que ilumina durante a noite. Além disso, já pode ser encontrado também como chaveiro. Em uma loja na rua Manoel Barata, a gerente Adriana Barros, 43 anos, disse que vende no varejo e no atacado e que muitos clientes têm ido em busca para usar como brinde em festas de aniversário. “É a sensação do momento e o que mais as crianças procuram. Os pais geralmente trazem os filhos e o impacto nas vendas é maior. Mas tem muito adulto que gosta também. O chaveiro, por exemplo, tem saído bastante”, ressaltou.
Ambiente saudável: um trabalho bom para todos
Na visão da psicóloga, as crianças ficam encantadas com tudo o que é novo e com o “pop it” não é diferente. “Quando se mostra algo novo elas se sentem desafiadas e vão querer. Além disso, assim como nos jogos são necessárias parcerias, é importante tirar um momento com a criança para brincar, para interagir. São duas coisas fundamentais, adequar o brinquedo à idade e interagir com a criança nas brincadeiras. E a família tem muita participação nesse processo”, avalia Niamey.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar