plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
AMAMENTAÇÃO

Campanha arrecada frascos de vidro para armazenar leite

No Pará, campanha é realizada nas UPAS Icuí e Cidade Nova, em Ananindeua

Imagem ilustrativa da notícia Campanha arrecada frascos de vidro para armazenar leite camera Reprodução

A pandemia da covid-19 afetou a rotina de toda sociedade, e a doação de leite materno também foi prejudicada. Dados do Ministério da Saúde apontam uma redução de 14% do quantitativo de leite humano coletado para doação em todo o país durante a pandemia do novo coronavírus.

A diminuição da coleta do insumo impactou no número de recém-nascidos beneficiados. Estima-se que pelo 16% das crianças prematuras internadas em UTI neonatal no Brasil tiveram dificuldade alimentar com leite humano por conta da diminuição das doações.

Alergias: como evitar o surgimento na pele do bebê

Para incentivar esta importante prática, as unidades gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac) realizam uma campanha nacional de arrecadação de potes e frascos de vidro para o armazenamento do leite materno. Os materiais serão doados para o Banco de Leite Humano nos estados da Bahia, Tocantins, Alagoas e Pará.

A campanha de incentivo ao aleitamento materno arrecadará os itens até 30 de setembro nas unidades do Tocantins, Pará e Alagoas.

“Esses frascos são materiais importantes para todo o processo de coleta do leite materno, desde a ordenha feita pela mãe doadora até o processo de controle de qualidade, pasteurização, armazenamento e distribuição final para utilização do bebê. A falta desse item compromete de forma significativa o estoque dos bancos de leite e, consequentemente, dificulta a manutenção da dieta adequada aos bebês que necessitam do aleitamento”, explicou José Maria Filho, superintendente médico do ISAC.

Engatinhar é saudável e deve ser incentivado pelos pais

Pará

Os paraenses também podem participar da estratégia levando frascos de vidros para o armazenamento do leito materno na recepção das UPAs Cidade Nova e Icuí até 30 de setembro. Os frascos serão doados para o Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Frascos de vidro

Somente os frascos de vidro com a tampa plástica podem ser utilizados para o armazenamento do leite materno. Isto porque, antes de ser utilizado, o leite passa por um processo de pasteurização, em que é aquecido a 62,5º C por 30 minutos.

Os recipientes de café solúvel ou potes no mesmo modelo são os mais indicados porque dão melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido à boca mais larga.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias