plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CRISE HUMANITÁRIA

Polícia intercepta barco com refugiados do Haiti em Belém

Haitianos vieram do Amapá e foram encontrados no Porto Brilhante, na Cidade Velha

Imagem ilustrativa da notícia Polícia intercepta barco com refugiados do Haiti em Belém camera Reprodução

A exemplo do que tem acontecido na Europa, onde milhares de refugiados chegam todos os dias, após atravessarem o mar mediterrâneo em embarcações precárias, fugindo da guerra e miséria de seus países, Belém tem recebido também refugiados em busca de recomeço no Brasil.

Na tarde desta sexta-feira (17) a Polícia Federal interceptou um barco com 65 pessoas do Haiti, entre as quais famílias com crianças, no Porto Brilhante, bairro da Cidade Velha. A embarcação teria saído de Macapá (AP) com destino à capital paraense.

Os agentes suspeitam que os refugiados haitianos sejam vítimas de uma rede de tráfico humano que ajuda haitianos a chegarem a diversos estados brasileiros. O Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Pará foram acionados pela PF para fins de apoio humanitário.

A investigação está em andamento na sede da Superintendência da Polícia Federal no Estado, para onde os refugiados foram encaminhados. Após a finalização dos procedimentos migratórios, serão disponibilizados aos haitianos abrigos providenciados pela ACNUR em cooperação com a Organização Internacional para Migrações (Local Igreja Assembleia de Deus). Além disso, considerando o cenário pandêmico, a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA) dará apoio para fins de controle sanitário, informou a Polícia Federal.

Por fim, a Polícia Federal esclareceu que estão sendo colhidas informações iniciais e que o fato será devidamente apurado em procedimento investigatório específico a fim se esclarecer a situação dos imigrantes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias