Diário Online
Notícias / Notícias Pará
JOVENS E ADULTOS

Comunidade católica de Belém realiza retiro online

Os encontros virtuais têm sido uma alternativa para a vivência da fé durante a pandemia.

terça-feira, 21/09/2021, 06:32 - Atualizado em 21/09/2021, 07:48 - Autor: Com informações da assessoria


Registro de edição anterior do Renascer, em Belém e Mosqueiro.
Registro de edição anterior do Renascer, em Belém e Mosqueiro. | Reprodução

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de setembro será realizado o Renascer, um retiro realizado anualmente pela Casa da Juventude Comunidade Católica (CAJU) e que tem como objetivo proporcionar um momento de encontro com Deus, de renovação e fortalecimento da fé. Neste ano, em virtude da pandemia, o encontro será realizado de forma totalmente online, o que possibilitará pela primeira vez que pessoas de outros lugares do Brasil e do mundo participem.

Esta é 32ª edição do retiro. Em 2020, o encontro não foi realizado em decorrência da pandemia, mas em 2021 a CAJU decidiu realizar no formato virtual para manter viva a sua missão de evangelizar a juventude e as famílias. Os participantes serão divididos em 10 casas virtuais de acordo com suas idades, a partir de 13 anos (nascidos em 2008). Haverá ainda um grupo de pais e mães, para que pessoas de diferentes idades e realidades também possam participar.

Esta não é a primeira vez que a Casa da Juventude realiza um retiro online. Outros encontros já foram realizados de forma remota em 2021, e essa tem sido a alternativa encontrada para manter as ações durante o período de pandemia. Para a Coordenadora de Encontros da CAJU, Vívia Ferreira, o maior desafio em organizar um retiro virtual é encontrar estratégias para alcançar a atenção e os corações dos participantes. “Hoje a gente já vai com o coração mais tranquilo e inspirado, porque não é a primeira vez que realizamos um encontro online. O maior desafio é estar sempre preocupado em buscar formas de alcançar os participantes através das telas”, comenta.

Um renascimento para a fé

O Renascer é realizado pela Casa da Juventude desde 1989. Desde a primeira edição o Renascer convida seus participantes a viajarem por alguns dias à Ilha de Mosqueiro, onde são divididos em diferentes casas com grupos de aproximadamente 20 pessoas, sem computadores, celulares ou relógios, para viverem a experiência de desconectar um pouco do mundo para se conectar com Deus.

Por meio de reflexões, oração, louvores, música, novas amizades e muita alegria, o Renascer tem ajudado jovens e adultos a encontrarem um novo olhar sobre a vida, restaurando famílias e proporcionando às pessoas um renascimento para a fé. Esse foi o caso do fonoaudiólogo  Marcos Muller, que participou do Renascer em 2019, ainda de forma presencial. “Foi a melhor experiência que tive na vida. O Renascer me reaproximou de Deus. Foi o momento no qual eu consegui me conectar, rezar, agradecer e pedir perdão. O renascer significou o meu renascimento como ser humano. Depois dessa experiência, a minha vida mudou”, relata Marcos.

Para esta edição online, Vívia Ferreira conta que os participantes podem esperar muita oração, espiritualidade, alegria e louvor. “Mas acima de tudo, esse verdadeiro e profundo encontro com Deus, que é o que o Renascer proporciona”, comenta a coordenadora. 

Serviço

Data: 24 a 26/09/2021.

Inscrições pelo site: www.comunidadecaju.com.br

Taxa de Inscrição: R$25,00.

Prazo de Inscrição: 03 a 17/09/2021.

Forma de Pagamento: Cartão de Crédito e Cartão de Débito

Local: Será realizado integralmente pela internet, podendo o participante acessar por meio de computador, tablet ou smartphone.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS