plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ACORDO ENTRE ESTADO E PREFEITURA

Terminal hidroviário de Icoaraci: obra é autorizada

Terminal deve contribuir com a mobilidade e o turismo do distrito de Belém

Imagem ilustrativa da notícia Terminal hidroviário de Icoaraci: obra é autorizada camera Governador Helder Barbalho assina o protocolo de abertura de licitação para obra do Terminal Hidroviário de Icoaraci | Marcos Barbosa /Comus

Um terminal hidroviário para fomentar o turismo e contribuir com a mobilidade em Icoaraci será construído no distrito de Icoaraci. A autorização para a abertura do processo licitatório da obra foi assinada na tarde desta quinta-feira, 7, no Palácio dos Despachos.

A obra do terminal turístico hidroviário de Icoaraci está orçada em R$ 10 milhões, valor é oriundo de emenda parlamentar e parte do governo estadual, sendo ainda complementado o valor, através de um convênio com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que também foi assinado durante o evento.

A obra será construída em cooperação entre Prefeitura de Belém e governo estadual. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo governador Helder Barbalho e pelo prefeito de Belém, Edmilon Rodrigues, em junho.

A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) será o órgão responsável pela execução e fiscalização da obra. O terminal vai contar com uma grande estrutura, desde rampa, píer de aço, flutuante, onde poderão atracar ao mesmo tempo dez embarcações de pequeno porte, deck, além de outros espaços.

De acordo com o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, o terminal é um presente para Icoaraci que completará 152 anos nesta sexta-feira, 8.

"Será beneficiada uma população imensa, as que moram em Cotijuba e que trabalharam em Belém ou Icoaraci. O turismo será fomentado com esse novo terminal hidroviário. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) ajudou na construção do projeto desta imensa obra", comentou.

Terminal hidroviário beneficiará Icoaraci, ilhas adjacentes e o turismo

A estimativa é que a o terminal de Icoaraci beneficie mais de 167 mil pessoas residentes no distrito. Segundo a titular da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), Ellana Silva, o novo terminal vai somar com outras ações que a prefeitura vem realizando no distrito.

"O terminal vai contribuir para a valorização do distrito. A prefeitura já vem trabalhando de uma forma integrada entre as secretarias para desenvolver melhorias em Icoaraci, uma delas é a orla, que está sendo finalizada", disse.

Além de ser um local para o desembarque de turistas que viajam em cruzeiros, o terminal vai contribuir para a mobilidade urbana da cidade, explicou a superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Valéria Borges.

"Essa obra vai proporcionar um espaço para ajudar no fomento do turismo, mas também ajuda na mobilidade urbana, nas travessias para as ilhas".

O governador do Pará, Hélder Barbalho, destacou a importância de fomentar a mobilidade e o turismo no distrito.

"Esse terminal vai garantir acessibilidade, dignidade e respeito aos usuários. A partir do processo licitatório, a expectativa é que possamos entregar o mais rápido possível, aproximando diversas ilhas de Icoaraci e Belém".

Participaram também do ato de assinatura, a superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos, o presidente da CPH, Abraão Benassuly, além de secretários municipais e estaduais, parlamentares municipais, estaduais e federais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias