O governador Helder Barbalho anunciou, nesta terça-feira (12), que o Hospital de Campanha do hangar será desativado no próximo sábado (16). Neste dia, às 17 horas, haverá uma celebração ecumênica.
O governador informou, ainda, que será construído um memorial para agradecer e homenagear todos os que passaram por lá, incluindo pacientes e trabalhadores da saúde. Ele explicou que a desativação será devido à redução das demandas da procura por leitos clínicos e de UTI.
No discurso, Helder disse que a desativação do Hangar é um momento de "virar a página", mas "respeitando a dor" e "respeitando tudo o que ali ocorreu". "É um momento de agradecer a Deus, de se solidarizar e ter empatia com aqueles que perderam entes queridos.", afirmou o governador.
A previsão é que o Hangar possa voltar às atividades como centro de convenção e turismo em 2022.
Os pacientes que precisarem de atendimento por causa da Covid-19 deverão se encaminhar ao Centro Especializado instalado no Hospital Santa Teresinha, na avenida Magalhães Barata, Centro de Belém.
Veja o pronunciamento de Helder Barbalho.
De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na segunda-feira (11), apenas um paciente esta sendo atendido no local, em leito clínico. No total, 7.351 pacientes já foram atendidos, dos quais 344 foram transferidos, 4.944 receberam alta e 2.063 foram a óbito.
A Sespa informa que o Hospital Campanha do Hangar está atendendo neste momento 01 paciente, sendo 0 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No total, 7.351 pacientes já foram atendidos, dos quais 344 foram transferidos, 4.944 receberam alta e 2.063 foram a óbito.
— Sespa Pará (@SespaPara) October 11, 2021
O Hospital de Campanha, implantado no Hangar pelo Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde, é o maior centro hospitalar do Estado dedicado ao tratamento de pacientes com a Covid-19.
Em funcionamento desde o dia 10 de abril de 2020, durante o pico da pandemia, chegou a ofertar 420 leitos, sendo 260 clínicos e 160 de UTI.
Centro Especializado para atendimento de pacientes de Covid-19 em Belém
O Governo do Pará colocou à disposição da população mais um Centro Especializado para Covid-19 no Estado, com 120 leitos, sendo 60 clínicos e 60 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O espaço conta com alas exclusivas para o atendimento de pacientes com a doença.
A nova unidade, instalada no Hospital Santa Teresinha, na Avenida Magalhães Barata, centro de Belém, vai atender pacientes que antes eram encaminhados ao Hospital de Campanha, no Hangar, além de pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos Socorros, por meio da Central Estadual de Regulação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar