Comemorado nacionalmente em 15 de outubro, o Dia dos Professores é uma data para homenagear quem escolheu essa profissão essencial para a construção de uma sociedade mais humana e desenvolvida. Os ensinamentos dos professores ultrapassam a sala de aula, contribuindo para o crescimento intelectual e pessoal dos alunos.
Abner Ribeiro, professor de educação física, já foi aluno da escola onde trabalha atualmente.
“Eu estudei no cursinho do Physics da Cidade Nova, em 2013. Eu era da turma da noite. Era uma turma bem legal, que não era tão cheia, mas composta por uma galera focada e que gostava de estudar. Nesse mesmo ano, passei em Educação Física, curso que sempre sonhei em fazer”, relembrou. Agora, ele atua como professor de educação infantil e ensino fundamental em diversas matrizes do colégio.
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O educador conta que, durante o ensino médio, já sabia que queria ser professor, mas estava em dúvida entre os cursos de História e Educação Física. A decisão foi tomada quando ele percebeu quem era a sua maior inspiração: um professor de educação física.
“Esse professor não era apenas nosso treinador, ele moldava o nosso caráter, acolhia e cuidava bem dos alunos. Por isso, a gente o chamava de ‘paizão’. Eu vi que era aquilo que eu queria fazer também. Eu queria ser como ele: um professor que acolhe e inspira”, lembrou.
A melhor parte de ser professor de crianças, segundo Abner, é a forma como elas confiam nos professores, como conseguem contar coisas do dia a dia, segredos e falar sobre vários assuntos.
“Eu só tenho 40 minutos diários com cada turma, mas mesmo sendo pouco tempo, elas gostam da aula de educação física e aproveitam bastante. Além de poder ensinar, eu aprendo muito com elas. Tento lembrar da minha época de criança também e é muito diferente de hoje em dia. Parece que cada vez mais as crianças ficam maduras mais cedo”, afirmou.
Reinvenção
Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia do coronavírus foi a educação. Os professores e os alunos precisaram aprender a se reinventar, fazendo suas tarefas no modo online. O professor de matemática Hugo Pena foi um desses profissionais.
Hugo sempre se interessou por utilizar recursos tecnológicos em sala de aula, uma experiência que começou a adquirir no ano de 2017, quando participou de um projeto de transmissão de aulas via satélite.
“Quando o Physics começou a usar a plataforma A+ Digital e a transmitir aulas pela internet, eu já tinha alguma familiaridade com esse tipo de recurso”, relembra.
O educador estudou sobre gravação e edição de vídeos, além de aprender a simular a projeção de um quadro branco durante as aulas online, para tentar amenizar a frustração sentida pelos alunos em meio à impossibilidade do encontro presencial.
Além disso, Hugo notou que alguns professores tinham dificuldades para utilizar recursos digitais a favor do processo de ensino-aprendizagem. Daí, surgiu a ideia de criar um projeto de capacitação, voltado para outros colegas de profissão.
Hoje, ele também ministra aulas online com dicas de aplicativos para computador e celular, a partir dos quais os professores conseguem preparar materiais didáticos mais interativos.
“O interesse dos alunos é diferenciado. É difícil mantê-los na frente do computador, sem que eles vejam outras coisas paralelamente. E o que a gente aprende hoje, para eles, já é comum”, ressalta Hugo., destacando que o "desafio percebido pelo professor é adotar estratégias para tentar estimular os alunos a se manterem dispostos, garantindo o sucesso do percurso pedagógico".
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