A equipe médica que acompanha o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, de 64 anos, concedeu coletiva à imprensa para dar informações sobre o seu quadro clínico. Participaram da entrevista a médica infectologista Rita Medeiros e o pneumologista André Nunes.

"As vacinas evitaram o pior para Edmilson", dizem médicos

Prefeito Edmilson Rodrigues é internado às pressas em Belém

Após receber alta médica na última terça-feira (19) depois de uma internação de 12 dias gerada por complicações da covid-19, Edmilson Rodrigues voltou a ser hospitalizado no sábado (23), no hospital Porto Dias. Na manhã desta segunda-feira (25), passou por um procedimento endoscópico e, no momento, encontra-se com quadro de saúde estável.

Durante a coletiva, a equipe médica ressaltou que o prefeito chegou ao hospital com uma complicação da Covid-19. Ele também chegou à unidade de saúde com um coágulo na panturilha, o que ocasionou uma trombose, havendo necessidade de uma dosagem maior de anticoagulantes, provocando uma hemorragia na caixa toráxica.  A cirurgia de emergência, onde foi feita uma drenagem e limpeza da área, durou cerca de 50 minutos e foi realizada com sucesso.

Os médicos destacaram que Edmilson respira sem ajuda de aparelhos, está consciente e com os sinais vitais (pressão, temperatura, frequência cardíaca) estáveis. Após as 48 horas do pós-cirúrgico, Edmilson iniciará o tratamento de reabilitação.

Os próximos passos do tratamento serão de reabilitação. Ainda não há uma data definida para alta do prefeito, que só será liberado após a equipe médica ter segurança de que o mesmo está com a saúde 100% reestabelecida.

Ao longo da entrevista, a infectologista Rita Medeiros ressaltou que o quadro de saúde do prefeito não agravou mais por conta da proteção garantida pelas duas doses da vacina contra a Covid-19. E destacou a importância da vacinação na proteção da população. 

Quanto a possíveis sequelas, a equipe ressaltou que ainda não é possível afirmar se haverá algum tipo de ocorrência, mas que os médicos têm atuado para que não haja qualquer registro de sequelas.

"Hoje a gente conseguiu trazer todas as informações sobre o tratamento que o prefeito tem realizado. Estamos convictos e reafirmo que nos próximos dias, vamos ter notícias cada vez melhores", destacou Romulo Nina, nefrologista e superintendente do hospital.

Boletim médico

O boletim médico, apresentado no final da manhã de hoje, aponta que foram drenados fragmentos de sangue residual da caixa torácica que estavam retidos. O prefeito não possui qualquer lesão nos pulmões e registrou melhoras na função renal e nos fatores hematológicos. Diz ainda que  Edmilson está acordado, respirando espontaneamente e conversando. Mesmo assim, permanece em recuperação pós-operatória na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Edmilson faz procedimento para conter sangramento no tórax

Internação

O prefeito, vacinado com as duas doses da vacina contra a covid-19, testou positivo para a doença no dia 1º de outubro, começou o tratamento em domicílio, mas houve a necessidade de ser internado no dia 6 de outubro, em um leito do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital da Beneficente Portuguesa, para ser acompanhado por uma equipe multiprofissional do hospital. 

MAIS ACESSADAS