Três pessoas foram presas durante a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, neste domingo (21), no Pará.
Os casos ocorreram em Belém, em Marabá e o terceiro em Tailândia.
Na capital paraense, o candidato estava fazendo a prova em uma escola particular no bairro de Batista Campos quando foi abordado. Contra ele existia um mandado de prisão em aberto de Macapá, que foi cumprido pela Polícia Civil, em Belém.
Em Tailândia, a prisão foi de um homem acusado de roubo e, em Marabá, a PC cumpriu um mandado de prisão preventiva de um candidato acusado de estupro de vulnerável.
Todos foram conduzidos para uma unidade de polícia para os procedimentos cabíveis.
QUEDA DE ENERGIA
Seis registros de queda de energia foram computados em todo o Pará. Três no interior e três em Belém. Em apenas um local o fornecimento foi interrompido por mais tempo. As provas iniciaram após o horário previsto. As demais interrupções foram pontuais, de forma momentânea.
BARULHO
Em uma escola no bairro da Terra Firme, um barulho incomodava os estudantes que faziam as provas. A Polícia Militar foi acionada e recomendou a redução do volume sonoro.
TRABALHO
Com o trabalho de 5 mil agentes de segurança pública, emprego de 595 viaturas policiais, um helicóptero e embarcações empregados em todas as fases da operação, o primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio no Pará, ocorreu dentro do aguardado pelas forças policiais e com um número baixo de ocorrências registradas.
A operação Enem 2021 é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).
PARÁ
O Pará ocupou a primeira posição no ranking com mais profissionais engajados na operação. Somente neste domingo, 3.753 agentes foram empregados.
O estado paraense foi a quinta unidade da federação com mais locais de aplicação do certame com 724 espaços, divididos em 77 municípios. O Pará ficou atrás dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Ceará. Em relação ao número de candidatos inscritos, o Pará ocupou a 7ª colocação, posterior a São Paulo, Minas Gerais, Baía, Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. Os dados são do sistema nacional Córtex, disponibilizado pelo MJSP.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar