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Black Friday não empolga comerciantes de Belém

Evento deste ano não teve tanta adesão como em edições anteriores. Procura pelos descontos também foi considerada fraca

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Imagem ilustrativa da notícia Black Friday não empolga comerciantes de Belém camera Tanto no Centro Comercial da cidade quanto nos comércios de bairros não houve filas | Irene Almeida

Na opinião de muitos comerciantes, o movimento de clientes na Black Friday deste ano foi bem mais fraco do que o registrado no ano passado. O evento, que promove uma série de descontos em produtos, não teve tanta adesão como nos anos anteriores. No centro comercial da cidade, bem como no comércio de bairro, foram poucas as lojas que aderiram à iniciativa.

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No bairro da Pedreira, uma loja especializada em móveis e eletroeletrônicos ampliou a oferta de descontos por toda a semana, ainda assim, o movimento foi considerado bem aquém do esperado. “Tivemos um aquecimento de ofertas no início do mês e para o Black Friday também estamos facilitando os meios de pagamento para os clientes, mesmo assim, notamos que a procura foi bastante tímida. No ano passado, chegamos a ampliar o horário de funcionamento da loja para dar conta da demanda. Hoje, isso não se repetiu, mas pelo menos os clientes que estão entrando na loja, estão comprando. São poucos os que entram apenas para fazer pesquisa. A expectativa é que haja uma melhora no final de semana”, comentou o gerente Jorge Matos.

Regiane Silva trabalha como designer gráfica e pretende comprar uma geladeira e fogão novos para sua casa. Ela conta que começou a pesquisar os valores dos eletrodomésticos desde o início do ano para verificar se os preços estariam convidativos na Black Friday.

“No ano passado meu esposo e eu pegamos Covid e, por conta disso, tivemos que pausar nossos planos de montar nossa casa, pois, além do tempo necessário para a nossa recuperação, gastamos muito com serviços médicos. Depois que o susto passou, me concentrei em fazer a pesquisa de produtos e assistir a algumas resenhas na internet, para saber exatamente os prós e contras do que iria comprar. Até porque eu já vi muitas ofertas de produtos meio desconhecidos, das marcas mais tradicionais ainda não vi nada demais”, disse.

A agente de saúde Maria Domingas Barbosa, aproveitou o dia para fazer as compras de final de ano. Ela também possui um negócio próprio de revenda de roupas e acredita que as ofertas desse ano não foram tão interessantes. “No ano passado foi melhor, mas creio que isso seja reflexo da realidade que estamos vivendo no momento. O poder de compra da população diminuiu e as pessoas estão dando prioridade para pagar as suas dívidas antigas. As compras acabam ficando para outro momento. Por conta disso, nem as lojas se arriscam em oferecer tantos produtos para depois ficarem empacados no estoque”, opinou.

Procon Pará fiscaliza shopping na Região Metropolitana de Belém durante o evento

Durante a ‘Black Friday’, data ocorrida ontem e muito esperada pelos consumidores, o Procon Pará, diretoria vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou uma fiscalização nas lojas localizadas no Shopping Metrópole, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

Black Friday não empolga comerciantes de Belém
📷 |Divulgação

A Black Friday é um evento que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas do Brasil e do mundo e que ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro.

O evento é destinado às pessoas que querem aproveitar a oportunidade dos descontos oferecidos pelas lojas, uma vez que é comum que haja os maiores descontos do ano, levando as pessoas a comprar os produtos em lojas físicas e virtuais.

“Solicitamos às lojas as notas fiscais dos produtos, as notas de vendas antes e depois dos descontos promocionais”, detalhou Rodrigo Moura, coordenador de fiscalização do Procon.

Também foi observado o cumprimento das propostas oferecidas aos consumidores. “Foi feita a verificação de preços, a questão de frete e troca de produtos feitas em compras online”, afirmou Moura.

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