plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COVID-19

Oeste do Pará adota toque de recolher e novas restrições

Novos decretos municipais estabelecem toque de recolher, proíbem funcionamento de casas noturnas e eventos e tornam obrigatória a apresentação do cartão de vacinação.

Imagem ilustrativa da notícia Oeste do Pará adota toque de recolher e novas restrições camera Aumento de casos de Covid-19 mobiliza prefeituras, que voltaram a decretar novas medidas restritivas. | Pedro Guerreiro/Agência Pará

O aumento do número de casos de Covid-19 em diversos países do mundo e o surgimento de uma nova variante do coronavírus na África do Sul tem deixado as autoridades em alerta para uma provável terceira onda de casos no mundo. No Brasil, várias cidades já começaram a cancelar eventos que causem aglomerações, como o Carnaval, que costuma reunir um grande número de pessoas de todos os lugares, seguindo atrás de trios elétricos e blocos.

Aumento de casos de Covid-19 mobiliza prefeituras, que voltaram a decretar novas medidas restritivas.
📷 Aumento de casos de Covid-19 mobiliza prefeituras, que voltaram a decretar novas medidas restritivas. |Pedro Guerreiro/Agência Pará

No Pará, os municípios de Juruti e Oriximiná, na região oeste do Estado, endureceram as medidas de enfrentamento a pandemia e voltaram a estabelecer novas restrições no funcionamento de algumas atividades econômicas. A decisão foi tomada diante do aumento do número de casos de Covid-19, confirmados nas duas cidades.

Veja os municípios do Pará que cancelaram o Carnaval em 2022

Os decretos com estas novas medidas foram publicados pelas prefeituras, na semana passada, e proíbem o funcionamento de casas noturnas, boates e determinam a obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacinação para acessar alguns espaços públicos e estabelecimentos comerciais.

O uso de máscaras continua obrigatório e todos os estabelecimentos comerciais e órgãos públicos precisam oferecer álcool em gel ou álcool 70% para higienização das mãos.

Brasileiro vindo da África testou positivo para a covid-19

Em Juruti, as regras estão bem mais rígidas. A cidade tem 39.873 habitantes e apenas a metade desta população (50,11%) está com a imunização completa, ou seja, com as duas doses da vacina ou a vacina de dose única. Desde o início da pandemia, 4.481 casos de Covid-19 foram confirmados no município e 170 mortes.

Pelo decreto nº 5.032/21, publicado no último dia 25 de novembro, as boates, casas noturnas e de shows ficam proibidas de funcionar. A cidade passou a ter toque de recolher, entre 1h e 5h. Entretanto, o passeio pela orla e praças fica proibido entre 22h e 5h.

Belém terá Carnaval em 2022, confirma Edmilson

Os eventos esportivos em arenas, campos de futebol e quadras poliesportivas também não podem ser realizados – com isso o Peladão 2021 foi suspenso na cidade. As academias podem abrir desde que mantenham a metade da capacidade.

Os bares e restaurantes podem funcionar com 50% da capacidade. O decreto estabelece ainda, o limite de até três artistas no palco, em caso do estabelecimento oferecer música ao vivo.

Surto de sarna pode estar ligado ao uso de Ivermectina

As medidas também atingem o ensino, pois as escolares particulares poderão manter as aulas presenciais, permitindo apenas 50% dos alunos em sala de aula. A outra parte deve assistir as aulas de forma remota. Nas escolas públicas de Juruti, a quantidade de alunos em sala de aula (presencial) deve ser de 25% da capacidade.

As igrejas e prédios públicos, bem como supermercados e transporte coletivo, também devem abrir e limitar o público a 50%. A apresentação do cartão de vacinação é obrigatória para acessar os espaços.

Oriximiná

Em Oriximiná, o decreto nº 472/2021 cita o aumento do número de casos de Covid-19 na região e ressalta que a rede pública de saúde do município recebe pacientes com coronavírus de várias cidades próximas.

As casas de shows, salões de recepções e boates estão proibidas de funcionar. Os eventos esportivos em Oriximiná podem ser realizados, porém sem a presença de público. As academias podem funcionar com 50% da capacidade.

Igrejas, supermercados, restaurantes e bares podem abrir desde que respeitem o limite de 50% da capacidade. No caso dos bares e restaurantes, fica vetada a apresentação de cantores e bandas.

Vídeo: Luciano Huck afunda em canoa ribeirinha no Pará

A apresentação do cartão de vacinação é obrigatória para entrar nos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. As embarcações, meio de transporte mais utilizado na cidade, devem navegar com no máximo 70% da capacidade de passageiros.

Oriximiná tem 81.925 habitantes, porém apenas 35,15% desta população tomou as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. Os dados são da plataforma Vacinômetro, gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Desde o início da pandemia, a cidade registra 9.330 casos confirmados de Covid-19 e 176 mortes em decorrência da doença.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias