Durante as férias e recessos, a pedagoga Ana Cristina, moradora do município de Curionópolis, enfrenta sempre o mesmo problema, ano após ano, nas rodoviárias da cidade: a dificuldade de encontrar uma empresa que possibilite o transporte seguro e digno para seu pet, "Amora", até Belém.
Com objetivo de assegurar melhores condições e regulamentar os transportes dos animais domésticos de forma segura, o projeto de lei de nº52/2019, de autoria do deputado estadual Igor Normando (Podemos), foi aprovado por unanimidade e, agora, segue para sanção do Governador Helder Barbalho em até quinze dias úteis.
Prefeitura de Belém cancela Réveillon e Carnaval 2022
O projeto de lei visa permitir animais de até 10kg no interior de transportes intermunicipais como ônibus e embarcações, assim como a obrigação do tutor de apresentar carteira de vacinação do animal em dia.
Atualmente, sem a regulamentação, muitos animais são submetidos ao transporte dentro de bagageiros, perto de motores ou em locais sem ventilação.
"O projeto visa garantir o bem-estar e dignidade animal, pois o nosso mandato recebe dezenas de denúncias e relatos de tutores que não conseguem embarcar com seus animais por falta de regulamentação. Alguns, inclusive, relatando a morte de animais em bagageiros", explicou o autor do projeto.
Caseiro que matou mulher e enteada era fã de Lázaro Barbosa
Para a pedagoga Ana Cristina, caso o projeto seja sancionado, ele será de fundamental importância para que ela possa conseguir viajar com sua cachorra "Amora". "Isso irá nos possibilitar segurança, qualidade e dignidade. Eles não falam, mas sentem calor, fome, dor e sede", afirma Ana Cristina.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar