plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
INVERNO AMAZÔNICO

Período de chuva: cuidado redobrado para evitar a dengue

A época se torna propícia para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Imagem ilustrativa da notícia Período de chuva: cuidado redobrado para evitar a dengue camera A principal forma de combater a doença é higienizar locais que podem servir de criadouro para o mosquito | Reprodução/Agência Brasil

A chegada do famoso Inverno Amazônico acende uma luz amarela para a prevenção e conscientização sobre a dengue. O cuidado, que deve ser mantido o ano inteiro, se intensifica principalmente nesse período em que a chuva aumenta na região, tornando o ambiente de casa um bom lugar para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue.

De acordo com os dados do 9º Informe Epidemiológico sobre Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado pela Sespa, de 1º de janeiro a 30 de outubro de 2021, foram confirmados 2.493 casos de dengue no Pará, representando um aumento de 36,67% em relação ao mesmo período de 2020 quando foram confirmados 1.824 casos da doença.

Rio de Janeiro cancela programação oficial de Réveillon

Esses dados, levantam um alerta para as medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar que o mosquito se multiplique, já que para que isso ocorra é necessário apenas um pouco de água parada, como explica a infectologista Ana Raquel Seni.

“O mosquito precisa de água parada para se proliferar, ele deposita os ovos nas paredes dos criadouros como caixas d água, vasos de planta, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros. Os ovos também conseguem sobreviver nessas superfícies em média até 1 ano, e conseguem ficar ativos assim que encontra umidade”, ressalta.

Para evitar essa propagação, os lugares que podem ser propícios para os mosquitos devem estar sempre bem higienizados.

“É importante a limpeza frequente das casas, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela. Usar lonas esticadas para cobrir materiais de construção são outros cuidados para evitar o acúmulo de água”, afirma a infectologista do Hapvida.

Fim de ano: receita de detox para se livrar dos excessos

De acordo com a especialista “normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Em alguns casos, também apresenta manchas vermelhas na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas (gengivas e nariz)”. Ela ainda conta que a dengue pode ser assintomática em cerca de 15% dos casos, por isso é importante ficar atento aos sinais que o corpo apresenta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias