plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
INCÊNDIO EM BARCARENA

MPs e Defensoria cobram ações da Imerys

Os órgãos pediram providências urgentes à empresa Imerys para ajudar população de Barcarena que foi afetada pelo incidente em galpão na mineradora, como fornecimento de água e tratamento médico

Imagem ilustrativa da notícia MPs e Defensoria cobram ações da Imerys camera O incêndio ocorreu na última segunda-feira (6), em Vila do Conde e espalhou nuvem de fumaça. | Reprodução/ redes sociais

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Pará (MPPA) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-PA) cobraram, na manhã desta quarta-feira (8), que a mineradora Imerys tome providências urgentes como precaução e redução de eventuais impactos provocados pelo foco de incêndio ocorrido na noite de segunda-feira em um dos galpões da planta de beneficiamento da empresa, em Barcarena (PA).

Em reunião com representantes da mineradora, as instituições demandaram que a empresa forneça água potável, transporte, alojamento e tratamento médico – incluindo medicação – para comunidades do município. Também participam da reunião representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Procuradoria- Geral do Estado (PGE), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena (Semade) e da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Na primeira etapa da reunião desta quarta-feira, durante a manhã, também ficou acertado com os representantes da Imerys que durante o dia a empresa vai enviar, a todos os órgãos públicos presentes na reunião, cópias do plano da mineradora para atuar em situações emergenciais, o chamado plano de contingência.

LEIA MAIS:

Depósito de produtos químicos da Imerys explode em Barcarena

MPF cobra Imerys sobre informações do desastre em Barcarena

MPF dá prazo até hoje para Imerys informar sobre riscos

Também ficou definido que, dentro de 48 horas, a Imerys vai apresentar relatório das condições de segurança atuais do galpão de produtos químicos. A empresa se comprometeu, ainda, a apresentar a planta baixa atual das edificações, com indicação do despejo de todos os resíduos – inclusive de águas de chuva –, além de apresentar a outorga de uso de recursos hídricos em relação a todos os despejos.

Na reunião, representantes da Imerys apresentaram resposta à recomendação do MPF emitida na terça-feira. O MPF havia recomendado que a mineradora desse ampla publicidade aos fatos ocorridos, às apurações preliminares feitas pela empresa, às providências já adotadas e às medidas a serem tomadas quanto ao incidente, para assegurar transparência para a população afetada.

Segundo a mineradora, a empresa está em contato direto com a prefeitura de Barcarena, para auxiliar no que for necessário, e as investigações estão em curso com a participação das autoridades locais, sem riscos detectados de novos focos de incêndio. Ainda de acordo com a Imerys, nenhum outro incidente foi registrado além do ocorrido na segunda-feira.

POSTURA

MPF, MPPA e DPE cobraram uma postura proativa da mineradora, indicando que a empresa deve fazer levantamentos em campo para pleno atendimento da população afetada. Representantes da secretaria se comprometeram a tratar o tema como prioritário. A Semas também informou que logo após o incidente a secretaria autuou a Imerys por contaminação do ar, por não comunicação do ocorrido e por contaminação do solo do entorno.

Desde segunda-feira equipes periciais integrantes de instituições públicas presentes na reunião e também de outros órgãos públicos, como Instituto Evandro Chagas (IEC) e Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves, estão trabalhando em Barcarena para coletar materiais e informações que possam ser úteis para explicar os motivos do incidente e a extensão dos seus impactos.

O incêndio ocorreu na segunda-feira (6), quando um dos galpões da Imerys pegou fogo e espalhou uma nuvem de fumaça sobre a Vila do Conde, em Barcarena. O acidente, segundo a mineradora, teria sido provocado por um produto químico usado no beneficiamento de caulim, o hidrossulfito de sódio.

Em nota, a Imerys informou que após as reuniões com o MPPA, MPF e DPE nesta quarta-feira, 8, está analisando internamente as demandas. “As investigações acerca do incêndio ocorrido na noite da segunda-feira, 6, seguem em curso pela empresa com a participação das autoridades locais e estaduais”, informou.

COMUNIDADES

Os representantes da mineradora registraram na reunião que a empresa tem um canal chamado Fala Comunidade, para comunicação via WhatsApp (91 99116-9767) com as comunidades.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias