Dezoito municípios paraenses receberam recursos para incrementar as ações de assistência social. Com o repasse de R$ 1,6 milhão referente a emendas individuais extraordinárias, a deputada federal Elcione Barbalho (MDB) entregou veículos para 18 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de prefeituras em todas as regiões do Estado. A entrega aconteceu em cerimônia realizada na sede do Palácio do Governo, em Belém, e contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, e de prefeitos municipais e coordenadores de Creas nos municípios.
Proposta de Jader beneficia acesso à internet
Igeprev descobre irregularidades de quase R$ 91,5 milhões
De acordo com a deputada, os veículos darão suporte às demandas dos Creas, garantindo um transporte de qualidade, e assegurando agilidade aos atendimentos socioassistenciais. “Trabalhamos por todo o Pará e por toda a população. Ao dar ferramentas como esse apoio para transportar pessoas que precisam recorrer às ações de assistência social, estamos cuidando das pessoas, dando as mãos a quem necessita em momentos de maior fragilidade. É um compromisso que tenho com os paraenses desde o início de minha vida pública”, lembrou a deputada Elcione ao entregar as chaves para os representantes dos municípios.
Elcione lembrou que os recursos referentes ao convênio firmado com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) foram consignados e pagos no Orçamento Geral da União 2020. Receberam veículos para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social municipal as seguintes prefeituras: Benevides, Breves, Curuçá, Igarapé-Açu, Igarapé-Miri, Marituba, Mocajuba, Moju, Nova Timboteua, Novo Repartimento, Parauapebas, Santa Izabel do Pará, Tailândia, Tucuruí, Vigia, Vitória do Xingu e Belém.
O recurso da emenda de autoria da deputada federal foi indicado ao MDB e coube à parlamentar priorizar ações de assistência social. “Tenho absoluta certeza de que cada um dos Creas fará bom proveito deste veículo e reafirmo que meu compromisso continua sendo com as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade“, afirmou a deputada.
Além de garantir um transporte de qualidade, os veículos asseguram agilidade aos atendimentos feitos por meio dos equipamentos socioassistenciais, contribuem com a realização de agenda diárias e na assistência voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Uma pessoa é atendida pelo Creas, entre outras situações, quando sofre algum tipo de assédio, discriminação, abuso ou violência ou por demandar cuidados em razão da idade ou deficiência. O serviço é gratuito a todas as pessoas, pois a assistência social é um direito de toda a população brasileira.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social municipal é uma unidade pública que atende as pessoas e famílias (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres) que estão vivendo situações de violência ou violação de direitos. A unidade recepciona, acolhe as pessoas, fortalece vínculos familiares e comunitários, disponibiliza informações sobre os direitos do cidadão e viabiliza acesso a outros serviços, benefícios e programas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar