O maior programa de oferta de cursos de nível superior fora de sede do País consolida mais uma etapa. O governo do Estado lançou a chamada 2022 do Programa Forma Pará, na noite desta terça-feira (21), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, com a presença de autoridades do Executivo estadual, prefeitos, reitores, professores e estudantes.
Surto de gripe provoca "corrida" por vacina em Belém
O governador Helder Barbalho destacou as vantagens do “Forma Pará”, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).
“A partir do Programa Forma Pará os nossos jovens podem cursar o ensino superior na sua cidade, ao lado da sua família, construindo, portanto, a sua história e sonhando avançar na qualificação, sem que para isso precisem abrir mão do seio familiar”, frisou o governador, informando que o programa, em quase quatro anos, já chega a mais de 70 municípios, ofertando 5.662 vagas em todas as regiões do Pará.
O titular da Sectet, Carlos Maneschy, destacou que o “Forma Pará” é o maior programa de oferta de cursos de nível superior fora de sede em todo o País. “Sem hesitação nenhuma, eu posso dizer que no Brasil não há comparação à dimensão que este programa tem hoje. É o maior programa no País de formação no ensino superior fora de sede. Maior, inclusive, que o Programa Parfor, do governo federal”, enfatizou o secretário. Ele ressaltou ainda que o “Forma Pará” é um compromisso assumido pelo governo desde a divulgação de seu programa de gestão.
O “Forma Pará” é uma ação estadual que visa aumentar a oferta de cursos superiores. Foi criado em 2019, com a meta de ofertar 4 mil vagas até 2022. Entretanto, a demanda das prefeituras fez com que a meta fosse superada, acrescentando mais 1.700 vagas ao total de 3.963 ofertadas nas três chamadas anteriores. Em 2022 serão 34 turmas, em 32 municípios.
Marabá retoma vacinação contra a Covid-19 incluindo a Pfizer
No último dia 8 de outubro, a iniciativa do Governo do Pará foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na forma da Lei nº 9.324/2021, que transformou o “Forma Pará” em Programa de Estado. Desta forma, garante a continuidade do Programa nas próximas gestões, que terão de manter o investimento na ampliação do número de vagas de ensino superior no Estado. A publicação da lei ainda permite que o programa oferte, agora, cursos em nível de pós-graduação. Na solenidade desta terça-feira foram anunciadas nove especializações que serão ofertadas em 2022.
Ainda no lançamento de ontem, foi assinado simbolicamente o edital que vai permitir o credenciamento de universidades privadas, que poderão ser contratadas para atender municípios onde as IES públicas não tenham a possibilidade de cumprir a demanda por cursos.
A previsão é que o edital de credenciamento seja publicado no dia 12 de janeiro de 2022, em comemoração ao aniversário de Belém, e que os editais das IES públicas com as vagas do “Forma Pará” sejam publicados também em janeiro próximo. A previsão de realização da prova de seleção específica é para fevereiro de 2022.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar