plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CULTURA E FÉ

Moradores de Cachoeira do Arari homenageiam São Sebastião

Devido a pandemia, a tradição não aconteceu em 2021, retornando parcialmente este ano

Imagem ilustrativa da notícia Moradores de Cachoeira do Arari homenageiam São Sebastião camera Cortejo da festividade de São Sebastião em Cachoeira do Arari | Paulo Cordeiro

A cidade de Cachoeira do Ararí, na ilha do Marajó, voltou a ser palco da mais importante festividade em homenagem ao Glorioso São Sebastião, no Pará. Uma manifestação cultural e religiosa tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, como patrimônio cultural do povo brasileiro.

Devido a pandemia, a tradição foi interrompida em 2021, mas retomada parcialmente neste ano de 2022. Uma vez que a peregrinação não obedeceu a programação das visitas e apenas uma das ladainhas ocorreu, a que e realizada as vésperas da entrada da imagem do santo na cidade de Cachoeira do Ararí. Foi na fazenda Cuieiras onde a Irmandade do Glorioso São Sebastião realizou a única ladainha, na noite de domingo 09, para na tarde desta segunda-feira (10), a pequena imagem peregrina ser transportada, pela extensão da PA 154, até a entrada da cidade de Cachoeira do Ararí, onde estava sendo aguardada pelos devotos com os tradicionais mastros das crianças, homens e mulheres.

Moradores levam o mastro de São Sebastião
📷 Moradores levam o mastro de São Sebastião |Paulo Cordeiro

Cerca de cinco mil pessoas estavam participando da cerimônia, ao som da banda de Música João Viana, do Museu do Marajó. O Pároco de Cachoeira do Ararí, Padre David, teve a responsabilidade de realizar a benção com a imagem, sem descer do carro onde estava. Os devotos receberam as bençãos e obedeceram as orientações feitas pela paróquia, para que a imagem passasse direto para a igreja matriz.

Os mastros obedeceram a tradição e foram conduzidos em cortejo até a praça na frente da cidade e lá enterrados, onde vão permanecer até o próximo dia 20 de janeiro, data de encerramento da Festividade, quando ocorre a derrubada dos três mastros a golpes de machado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias