O Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (20), o reforço do transporte de moradores da ilha do Outeiro com a operação de dois navios e duas lanchas. Desde o último dia 17, a população sofre com os transtornos provocados pela interdição da ponte que liga o distrito ao continente, após a queda do pilar central provocada por uma colisão.
As novas opções oferecem mais conforto e maior capacidade de passageiros. As lanchas rápidas são equipadas com ar-condicionado e transitam entre a rampa de acesso de Outeiro ao trapiche de Icoaraci, em um trajeto com duração de cinco minutos. Já os navios trafegam entre o porto da Companhia das Docas do Pará (CDP) na ilha, e o Terminal Hidroviário de Belém, em viagens de cerca de 45 minutos.
Nas primeiras horas da manhã, o serviço já estava disponível. Do porto da Companhia das Docas do Pará (CDP), o navio de três andares com capacidade para 1.000 pessoas, aguardava os passageiros que chegavam de ônibus ao local. Entre os ocupantes estava Sandro Saldanha, que vive há 40 anos na ilha. Ele lembra que essa é a quinta vez que a ponte é interditada por conta de acidentes com embarcações. “Mas essa foi a mais grave, pois das outras dava para passar pedestre, motocicleta. Agora está totalmente interditada e os primeiros dias foram ruins. Hoje no navio está bom, espero chegar no horário no meu trabalho”, avaliou o eletricista.
LEIA TAMBÉM:
Setor cultural paraense recebe incentivo fiscal histórico
Voo com destino a Belém é cancelado e sem explicação
FLUXO
A movimentação no navio foi tranquila no primeiro horário, com a lotação de 143 pessoas que seguiram com destino ao terminal hidroviário de Belém. O aposentado Leonai Ferreira considerou rápido o trajeto. “Foi tranquilo, não gastamos nem uma hora para chegar em Belém. A viagem foi boa, vim fazer uma perícia e mais tarde quando o barco voltar, vou nele de novo para Outeiro”, afirmou.
Para o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), Abraão Benassuly, a ação resulta de um esforço do governo estadual para minimizar os impactos na vida dos moradores da ilha. “Estamos com dois equipamentos à disposição da população de Outeiro, um com capacidade para mil passageiros e outro para 650. Continuamos também fazendo a travessia de balsas de Belém para Outeiro e o traslado de Icoaraci para Outeiro, através das lanchas rápidas com capacidade para 146 passageiros. O Governo do Estado vem viabilizando alternativas de maneira que torne mais confortável a situação”, pontuou o presidente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar