plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ALERTA

Cirurgiã alerta sobre procedimentos estéticos no Carnaval

Nesse período do ano, a busca por preenchimento labial e botox, por exemplo, aumento devido as festas.

Apesar das prefeituras terem cancelado os eventos públicos de Carnaval, as festas particulares estão liberadas para acontecer e as programações estão a todo vapor.

Neste período do ano, por conta da festa, a procura por procedimentos estéticos só aumenta. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de procedimentos não cirúrgicos tem aumentado nos últimos anos durante o período de Carnaval.

Em 2018, os procedimentos não cirúrgicos representavam 50% dos procedimentos estéticos, com uma crescente nos últimos quatro anos da pesquisa.

Criminosos furtam conta de dentista para dar golpes em Belém

Entre os procedimentos mais procurados neste período, estão o preenchimento labial, pois ele tem um grande poder de rejuvenescimento e melhora na face; o botox, que ajuda abrir o olhar e levantar as sobrancelhas; preenchimento facial, que deixa a mandíbula e a maçã do rosto mais marcadas; entre outros.

Mas, ao decidir realizar um procedimento estético, é necessário que a pessoa procure, com muita calma e atenção, um profissional capacitado, para que a busca pelo retoque da beleza, não se torne um pesadelo.

De acordo com a cirurgiã dentista e especialista em harmonização facial, Drª Marcela Monice, o principal fator que deve ser levado em consideração é a capacidade do profissional que vai realizar aquele procedimento.

"É muito importante verificar se o profissional realmente é especialista, se ele tem cursos para o procedimento que será realizado, se ele tem expertise na técnica em que ele vai trabalhar, olhar alguns casos de antes e depois para saber se ele realmente trabalha da forma que você gostaria, pois existem profissionais que trabalham de forma mais exagerada, outros profissionais que prezam pela forma mais natural... Então, isso é uma coisa que deve ser levada em consideração para que, além da frustração com o resultado, o cliente não esteja colocando também a sua saúde em risco", alerta Marcela.

"Também é fundamental que seja avaliada a questão da limpeza do ambiente, se o consultório é registrado, se é um local sério, conversar com pessoas que já realizaram procedimentos no espaço para saber as referências do profissional para não ter nenhum tipo de surpresa desagradável", completou a especialista.

*Efeitos reversos-* Caso esses e outros fatores não sejam levados em consideração e o procedimento seja realizado por um profissional não capacitado, são grandes as chances de intercorrências durante ou depois do procedimento, colocando a saúde do paciente em risco. Em muitos casos, os danos são irreversíveis.

"Quando realizamos procedimentos minimamente invasivos nós precisamos ter muitos cuidados. São cuidados com esterilização, higiene do ambiente, com a técnica que será utilizada. Existe o risco, inclusive, de necrose caso algum vaso sanguíneo seja traumatizado ou comprimido durante o procedimento, existe o risco de infecção, edemas, hematomas, do preenchedor não ficar no lugar que ele deveria ficar e migrar para outra área. No caso do botox, por exemplo, se aplicado de forma errada, existe o risco de queda da pálpebra e o paciente fica com o olho fechado, não conseguindo abrir os olhos por completo, a face pode ficar torta... Ou seja, são diversos problemas que podem ser gerados, se o profissional não souber o que está fazendo", explicou a Drª Marcela Monice.

A especialista orienta ainda o que fazer ao perceber que o procedimento deu errado. "A primeira coisa que se deve fazer é procurar o profissional que fez o procedimento, levando em consideração que seja uma pessoa qualificada, pois esse profissional é quem vai saber qual o produto utilizado, a quantidade do produto, local da aplicação e tempo do procedimento, pois com essas informações se consegue trabalhar de forma mais eficiente para resolver o problema o mais rápido possível. Se não for possível procurar o profissional que fez o procedimento, é necessário procurar algum outro profissional capacitado na área, ou, em casos mais graves, procurar um hospital".

De acordo com a última pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), o Brasil está em segundo lugar no ranking de países que mais realizam procedimentos estéticos, atrás apenas dos Estados Unidos. Na pandemia, a procura por esses procedimentos cresceu mais ainda.

Segundo pesquisa da Allergan, realizada com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), houve um crescimento de 58% na realização de procedimentos em relação ao ano de 2019. Mas, independente de uma data festiva ou não, do sexo ou idade do paciente, os cuidados na escolha do profissional e na realização dos procedimentos precisam ser prioridades sempre.

"Os procedimentos estéticos eles realçam nossa beleza, nos ajudam com a nossa autoestima, com a nossa saúde mental, nos ajudam a nos sentirmos melhores, mas para que todos esses benefícios sejam alcançados, é fundamental que cuidados sejam tomados para que os resultados não sejam reversos", completou Marcela.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias