plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Pará inicia mutirão de testagem até domingo. Veja os locais 

Medida quer acelerar o atendimento à população e conter a transmissibilidade do vírus, com apoio às prefeituras locais. Em Belém e Ananindeua, espaços para testes também são ampliados

Imagem ilustrativa da notícia Pará inicia mutirão de testagem até domingo. Veja os locais  camera Os centros de testagem vão disponibilizar cerca de mil testes diários, em algumas unidades na Região Metropolitana de Belém | Reprodução/Freepik

Começa hoje (26), e vai até 30 de janeiro o mutirão de testagens para a Covid-19 do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), envolvendo 101 municípios que aderiram às estratégias anunciadas pelo Executivo Estadual para acelerar o atendimento à população e conter a transmissibilidade do coronavírus em todas as regiões do Pará.

Pará recebe duas remessas com mais de 150 mil vacinas

Com o apoio de instituições de ensino superior, mais sete novos Centros de Testagem para detecção da Covid-19 estarão disponíveis para a população de Belém e Ananindeua (veja abaixo), funcionando das 9h às 17h, e realizando até 6,5 mil testes por dia. Sobem então para dez os CTs disponibilizados pela Sespa, a fim de atender a população da Região Metropolitana - para além dos centros de testagem abertos pelas prefeituras dos dois municípios.

Já as testagens no interior do Estado serão executadas também a partir desta quarta-feira por meio de estratégias organizadas pelas prefeituras, com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). “A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios. O resultado do teste é disponibilizado depois de 15 a 20 minutos. Com isso, o Laboratório Central do Estado (Lacen) pretende expandir o diagnóstico da covid-19 em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no Estado”, explica Alberto Júnior, diretor do órgão.

Ananindeua abre locais específicos para testagem de Covid-19

A população poderá procurar o local caso esteja com sintomas de síndromes gripais ou quem teve contato com pessoas infectadas ou suspeitas de Covid-19 nos últimos 15 dias. Caso seja positivo para Covid-19 no teste de antígeno, cujo resultado é na hora, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. Dessa forma, o paciente será submetido a nova coleta de Swab para realização do RT-PCR, que permite o sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.

Os pontos de testagem abertos pelo governo do Estado são, em Belém, o Hospital Regional Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci; o ginásio de esportes da Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade da Amazônia (Unama) – campus da avenida Alcindo Cacela com Pedro Miranda; Faculdade Cosmopolita, no bairro da Marambaia; Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), no bairro do Reduto, e no campus Almirante Barroso, do Centro Universitário do Pará (Cesupa). Em Ananindeua, testes estarão disponíveis no campus BR da Unama, no mesmo horário, mas somente até o sábado (29).

Prosseguem funcionando para testagem ainda o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, e, o outro, na Usina da Paz, no bairro da Cabanagem, de terça a sexta-feira, também das 9h às 17h. Em Ananindeua, continua a funcionar também a testagem da população na Usina da Paz do Icuí-Guajará, de terça a sexta-feira, de 9h às 17h. O Centro de Testagem montado no campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na Trav. Perebebuí, que era restrito aos servidores estaduais, atendeu, somente até ontem, 25.

ANANINDEUA

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informa que já disponibiliza testagem para Covid-19 nas suas três Unidades de Urgência e Emergência e nas suas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com média diária de 1,3 mil testagens. A prefeitura do município deve ter, até a próxima sexta-feira, 28, mais cinco centros de testagem.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias