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Governo do Pará inicia reconstrução da ponte do Outeiro

Em três meses, tráfego de veículos deve ser liberado no local.

Imagem ilustrativa da notícia Governo do Pará inicia reconstrução da ponte do Outeiro camera O governador Helder Barbalho (no centro), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (na esquerda), e o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira (direita). | Celso Rodrigues

Uma balsa que transportava madeira atingiu um dos pilares da ponte do distrito de Outeiro, em Belém, no dia 17 de janeiro. Com isso, o tráfego de veículos precisou ser interditado e os moradores do distrito estão tendo que usar ferry boat, balsa, lancha, disponibilizado pelo Governo do Pará, para se locomover.

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Porém, a previsão é que em breve tudo se normalize, já que a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução da ponte de Outeiro foi assinada neste sábado (29), pelo governador Helder Barbalho. Será colocado um mastro de 50 metros, que permitirá a abertura de um canal de navegação de 100 metros, aumentando em 40 metros o espaço atual, que é de 60.

Além do mastro, serão realizadas obras em todos os pilares da ponte, na pista de rolamento, no guarda-corpo, na sua estrutura em aço e nas passarelas para pedestres. O projeto da nova ponte contempla ainda a instalação de defensas nos pilares para impedir novos choques de embarcações.

A primeira etapa da obra da ponte do Outeiro está em execução há uma semana. O trabalho consiste no reforço emergencial da estrutura para estabilizar a pista de rolamento. Em 30 dias, deverá ser feito teste de carga para avaliar se é possível liberar tráfego de motociclistas, ciclistas e pedestres.

De acordo com o governador Helder Barbalho, em três meses, o tráfego de veículos deve ser liberado na ponte. "Conversei com a engenharia da Setran que me garantiu que nesse tempo já teremos a circulação de veículos. Aproveito para agradecer a paciência de vocês, diante de tanta dificuldade nesse momento e garantir, junto com o prefeito Edmilson (Rodrigues), que haja a regularidade do transporte fluvial para vocês de Outeiro", anunciou o governador durante a assinatura da OS.

O ato contou com a presença de moradores da ilha, secretários de Estado, vereadores de Belém, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e da Promotora Angela Balieiro, representante do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), integrante do Grupo de Trabalho (GT) criado para encaminhar as questões da ponte. O GT é formado pelo Governo do Estado, Prefeitura de Belém, Conselho de Regional de Engenharia e Arquitetura do Pará (CREA) e órgãos de controle, como Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério Público de Contas (MPC), Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, órgão responsável pela obra, anunciou que a nova estrutura permitirá a duplicação da ponte a um médio prazo. "Além da reconstrução, com a instalação de um mastro de 50 metros de altura, haverá travessas para alargamento da ponte em 20 metros, permitindo no futuro a duplicação das pistas de rolamento", disse Adler Silveira.

A empresa vencedora do certame para a construção da obra é um consórcio formado por três empresas: Systra, Maar e FN Crespo, que apresentou as condições favoráveis (acervo técnico, menor preço e reserva financeira). O convite foi feito a nove empresas do segmento da construção civil. Serão investidos quase de R$ 65 milhões na obra de reconstrução da ponte.

A presidente da Associação de Barraqueiros do Outeiro, Elisângela Santos, destacou a importância da ponte para comerciantes da ilha. "No momento em que ela quebrou, nossa vida estagnou. É uma esperança para gente essa renovação, e que funcione por muitos anos. O trabalho do governador é excelente porque no mesmo dia do incidente ele tomou providências imediatas. Em poucos dias ele anunciou a assinatura da construção de uma nova para a gente e por isso só temos a agradecer ao representante do nosso Estado" disse.

Ao final da cerimônia, o governador Helder Barbalho entregou 600 cestas de alimentos para profissionais que tiveram trabalho comprometido pela interdição da ponte como barraqueiros artesãos, peixeiros, ambulantes, entre outros trabalhadores da ilha.

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