plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA

Pará tem 28 casos da variante Ômicron confirmados

O maior número de casos está em Belém, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está confirmada ainda a transmissão comunitária da variante no Pará, isto é, aquela que não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para o exterior.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará tem 28 casos da variante Ômicron confirmados camera Robson Valverde / SES-SC

O Pará vive a terceira onda da Covid-19. Esta semana, a ocupação dos leitos destinados a pacientes contaminados com o vírus chegou a 100%. As buscas por testagem também está grande em vários pontos da capital paraense.

Na última sexta-feira (28), o uma nota técnica emitida pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou casos da variante Ômicron, ainda mais transmissível, no Pará.

O órgão ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), por meio de sequenciamento genético, detectou a presença da variante ômicron em 12 amostras positivas para Covid-19 provenientes de projetos de pesquisas do próprio Instituto, que estão em desenvolvimento na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Evandro Chagas confirma 12 casos da variante ômicron no Pará

Ômicron é o vírus de mais rápida propagação da história

Ômicron 2 já cresce mais rápido do que 1ªsubvariante

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) confirmou, nesta terça-feira (01), 28 casos da variante Ômicron no Pará. As ocorrências foram registradas nos municípios de Belém, com 24 casos; Marabá, com 1 caso; Tucuruí com 2 casos; e Castanhal com 1 caso.

O resultado do sequenciamento foi recebido, nesta terça-feira (01), pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA), após análise de 55 amostras feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocurz-RJ). O laboratório é referência nacional ligado ao Ministério da Saúde, para onde são encaminhadas mensalmente cerca de 200 as amostras positivas de covid-19 para investigação de possíveis variantes do novo coronavírus. Outros materiais biológicos continuam em análise pela Fiocruz.

A Sespa esclarece que o sequenciamento do genoma do vírus, procedimento que identifica variantes da Covid-19 não se trata de diagnóstico. Deste modo, não se realiza sequenciamento para todas as amostras positivas de Covid-19, processo que se faz por amostragem, dentro dos protocolos estabelecidos pelo MS, para que se identifique a circulação da variante em determinada região. Sendo assim, a secretaria avalia os 28 casos para determinar se a transmissão já pode ser considerada comunitária no Pará.

A variante Ômicron foi detectada em 10 homens e 18 mulheres com idades que variam de 08 a 61 anos. A coleta dessas amostras e posterior envio para sequenciamento foram feitos no início do mês de janeiro de 2022. O monitoramento e acompanhamento das pessoas é feito pelas secretarias municipais de saúde, por meio de suas vigilâncias epidemiológicas.

A secretaria ressalta que as medidas para conter o novo coronavírus são as mesmas, independente de variantes, desde o início da pandemia. Para evitar a proliferação dos casos, a Sespa continua recomendando o uso de máscaras, higiene das mãos, evitar aglomeração e principalmente estar com o esquema vacinal contra a covid-19 em dia. Além disso, a secretaria realizou a ampliação de testagem e distribuiu mais de 500 mil testes aos municípios, somente no mês de janeiro, buscando fazer o bloqueio viral com a rápida detecção e isolamento dos casos positivados.

A Sespa mantém o monitoramento diário da covid-19 em todo o Estado e adotará todas as medidas que se fizerem necessárias.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias