plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRANSMISSÃO

Evandro Chagas confirma 12 casos da variante ômicron no Pará

Esses são os primeiros casos confirmados da linhagem no Estado

Imagem ilustrativa da notícia Evandro Chagas confirma 12 casos da variante ômicron no Pará camera Novos casos têm preocupado a população nas últimas semanas | Marco Santos/Agência Pará

A vacinação contra a Covid-19 no estado do Pará tem avançado, assim como os novos casos da doença no território, fazendo mais vítimas e provocando preocupação na sociedade, mesmo entre os vacinados e com todas as orientações das autoridades sanitárias sendo cumpridas.

Para reforçar o combate, vários têm sido os municípios paraenses realizando testagens em massa e corujões de vacinação contra o novo coronavírus na tentativa de frear a contaminação do que, até então, suspeitava-se que estaria sendo provocada pela nova variante, a ômicron.

+ Novo antiviral é esperança contra Ômicron, indica estudo

As suspeitas abriram espaço para as certezas após a divulgação, na noite desta sexta-feira (28), de uma nota técnica emitida pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmando que a nova variante, ainda mais transmissível, está entre nós.

O órgão ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), por meio de sequenciamento genético, detectou a presença da variante ômicron em 12 amostras positivas para Covid-19 provenientes de projetos de pesquisas do próprio Instituto, que estão em desenvolvimento na Região Metropolitana de Belém (RMB). “Esses são os primeiros casos da linhagem no estado do Pará”, diz o comunicado.

O sequenciamento é uma técnica considerada complexa, mas que possibilita identificar “a sequência de nucleotídeos que compõem a estrutura viral, permitindo reconhecer a variante presente na amostra analisada”, explica.

O Instituto, por fim, reforça a necessidade da população cumprir as medidas de proteção e, principalmente, aderir às chamadas da vacinação dos municípios.

E MAIS: Imunidade de quem foi contaminado e vacinado é mais forte

A nota técnica pode ser conferida na íntegra: clique aqui

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias