Fazer a testagem assim que apresentar os sintomas da Covid-19 é fundamental para evitar que se espalhe a doença. Pessoas que tiveram contato com quem testou positivo para covid também devem fazer o teste para ter certeza se foram contaminados ou não.
A partir desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Belém mantém apenas um centro de testagem rápida para a covid-19 na cidade. É na Faculdade Cosmopolita, localizada na avenida Tavares Bastos, 1.313, na Marambaia. No local, serão feitos até 200 testes por dia, das 9h às 12h.
Além disso, o serviço continua disponível em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos os dias da semana, funcionando 24 horas. Também há outras duas unidades, na Sacramenta e na Marambaia, que não são 24 horas, mas funcionam com atendimento exclusivo para as pessoas que precisam se testar.
A definição de manter um só Centro pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ocorreu pela redução do percentual de casos positivos e pela queda na procura dos testes rápidos.
Na última sexta-feira, 11, balanço da Sesma apontou que, de 24 de janeiro até aquele dia, 6.732 pessoas foram testadas e 1.462 (21,7%) tiveram resultado para a doença.
Os centros de testagem rápida foram abertos pela Prefeitura em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Fibra, Unifamaz e Faculdade Cosmopolita.
Controle
A testagem é destinada à detecção qualitativa de antígenos do novo coronavírus, causador da covid-19, em amostras de nasofaringe de pacientes com suspeita da doença. São priorizadas as testagens àqueles que apresentarem qualquer tipo de sintoma sugestivo de infecção.
Pessoas assintomáticas, que tiveram contato direto com casos confirmados de covid-19, devem permanecer em observação e reforçar as medidas de distanciamento social e o uso de máscara em todos os ambientes.
Após a confirmação de um caso de covid-19, segundo a Sesma, deve ser iniciado imediatamente o isolamento social, que só deve ser suspenso após dez dias da data de início dos sintomas, desde que o paciente permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há, pelo menos, 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios.
Veja também:
Juiz de Clube do Remo x Tuna é ajudado após desabar em campo
Piovani não permite filhos no vídeo do anjo de Scooby
Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento 24h:
UBS do Jurunas: rua Fernando Guilhon, s/n, entre Passagem Jacob e Trav. Monte Alegre;
UBS do Bengui I: rua Benfica, esquina com São Pedro, s/n;
UBS do Tapanã: rua São Clemente, s/n;
UBS de Icoaraci: rua Manoel Barata, 840, entre Itaboraí e São Roque, próximo ao colégio Madre Celeste;
UBS do Carananduba (Mosqueiro): praça do Carananduba, s/n, entre avenida Beira Mar e rua Santo Antônio;
UBS da Baía do Sol (Mosqueiro): avenida Beira Mar, s/n, próximo ao mercado da Baía do Sol.
UBS com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento das 8h às 18h:
Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta: avenida Senador Lemos, esquina com avenida Doutor Freitas;
Unidade Municipal da Marambaia: avenida Augusto Montenegro, s/n.
UBS, com funcionamento 24h, que seguem atendendo todas as linhas de cuidado, incluindo os casos de síndrome gripal e ou casos leves e moderados da covid-19:
Unidade Municipal de Saúde de Outeiro: rua Manoel Barata, 2373-2397, São João do Outeiro;
Unidade Municipal de Saúde de Cotijuba: rua Manoel Barata, s/n.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar