plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
"ABSURDO"

Elcione repudia comentário de "Mamãe falei" sobre ucranianas

Em áudio, o deputado Arthur do Val, conhecido como "Mamãe Falei", falou que mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres".

Imagem ilustrativa da notícia Elcione repudia comentário de "Mamãe falei" sobre ucranianas camera O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) e a deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA) | DOL

As atenções do mundo estão voltadas para a invasão russa na Ucrânia, que completou mais de 10 dias com registros de mortes e destruição. Civis que não deixaram o país em conflito tentam como podem sobreviver em meio aos bombardeios, enquanto seus refugiados buscam se estabelecer em nações vizinhas e cuidar das cicatrizes físicas e mentais provocadas pela guerra.

Embora a situação seja crítica, ainda existe quem não demonstre o mínimo de empatia, a exemplo do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como “Mamãe Falei”. Em áudios vazados de uma conversa nas redes sociais, ele fez uma sequência de comentários de teor sexista sobre as mulheres ucranianas.

O parlamentar paulista estava em viagem à Ucrânia nos últimos dias para acompanhar o conflito quando, em um dos vários áudios compartilhados com amigos em um grupo de conversa, teria afirmado que as ucranianas “são fáceis de pegar por serem pobres” e que a fila de refugiados da guerra “tem mais mulheres bonitas do que a melhor balada do Brasil”.

Em mais de três minutos de comentários sexistas, o pré-candidato ao Governo de São Paulo disse como usou a quantidade de seguidores em uma rede social para se aproximar das mulheres, descreve uma suposta tática para atraí-las e afirma que as cidades ucranianas mais pobres são os melhores locais para isso.

E MAIS:

+ Rússia anuncia cessar fogo em duas cidades ucranianas

+ Entenda por que a guerra na Ucrânia pode afetar seu bolso

REPÚDIO

As falas lamentáveis de Arthur do Val repercutiram na imprensa nacional nas últimas horas, em especial entre figuras políticas conhecidas, como a deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA), que classificou as declarações como “absurdo”. "É no mínimo revoltante que, em um cenário de guerra e crise humanitária, um parlamentar brasileiro se desloque para um país em guerra e se aproveite da situação para assediar mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social e ainda se vanglorie disso para outros colegas homens”, disparou a parlamentar, que está em seu sexto mandato.

Elcione afirmou ainda que irá instaurar uma sindicância para que Arthur do Val tenha o mandato cassado e condenou mais uma vez as falas e atitudes do político. “Eu, enquanto presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, farei o possível para que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo instaure uma sindicância e casse o mandato do deputado”, disse.

“Como mãe, mulher e representante feminina na Câmara condeno veementemente a atitude do deputado, que agiu de forma desumana e desrespeitosa. Para esses homens machistas, nós mulheres não temos descanso e não somos dignas de empatia nem em um cenário de guerra. Não podemos nos calar diante de tamanho absurdo. Basta!”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias