plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RAPOSA NO GALINHEIRO

Marinho pede e Bolsonaro põe dono de serraria no Ibama-Pará

O novo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é Rafael Angelo Juliano, que responde a processos por questões ambientais

Imagem ilustrativa da notícia Marinho pede e Bolsonaro põe dono de serraria no Ibama-Pará camera Zequinha Marinho indicou o dono de serraria e o presidente Bolsonaro acatou a indicação. | Reprodução do Facebook / Wilson Dias/Agência Brasil

O Diário Oficial da União publicou na última terça, 29, a Portaria Nº 88, assinada pelo ministro do Meio Ambiente (substituto), Joaquim Leite, nomeando o engenheiro florestal Rafael Angelo Juliano para assumir a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Estado do Pará.

No passado, Rafael foi proprietário de uma empresa cujo nome é homônimo ao de uma madeireira com sede em Itaituba, sudeste paraense, que responde, entre outros, pelo Processo nº 1001371-92.2021.4.01.3908, que tramita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região desde 25 de junho de 2021 e tem como partes, os sócios da referida empresa – Amazonia Florestal Ltda, - e o próprio Ibama. Este fato suscitou denúncias sobre uma possível indicação de alguém inadequado para o referido cargo.

Leia mais:

Zequinha Marinho articula reunião de garimpeiros e ministros

Zequinha Marinho faz lobby para garimpeiros na mira da PF

Senador Zequinha Marinho defende maiores grileiros

Veja o vídeo:

O DOL fez contato por telefone com Rafael Angelo Juliano, que confirmou que, além de não ter nenhuma relação com a Amazônia Florestal que reponde por processos ligados à gestão ambiental no Pará, fechou sua antiga empresa com nome homônimo em 2013, quando foram encerradas as atividades ligadas ao comércio de produtos e encerrado o registro do CNPJ.

O novo superintendente do Ibama no Pará é Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Tem MBA em Gerência Econômica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem experiência na área de Recursos Florestais. Antes da indicação para o cargo, atuava em Marabá como consultor na Amazônia Serviços Rurais, prestando consultoria às atividades agrícolas e pecuárias e de serviços de agronomia.

OUTRO LADO

Sobre a matéria publicada no DOL, sob o título “Marinho pede e Bolsonaro põe dono de serraria no Ibama-PA”, a Amazônia Florestal Ltda esclareceu que:

1 – A empresa florestal madeireira citada na matéria, sob a razão social Amazônia Florestal Ltda, com sede em Itaituba-PA, não possui e nunca possuiu qualquer vínculo societário com Rafael Ângelo Juliano, aparentemente proprietário de empresa com nome semelhante, mas CNPJ distinto.

2 – A Amazônia Florestal Ltda (CNPJ N° 04.513.417/0001-09) é uma empresa do ramo florestal, concessionária estadual de floresta pública desde o ano de 2011, cumprindo com todas as obrigações, fiscalizações e controles exigidos no contrato firmado com o Governo do Estado do Pará.

A reportagem também conversou com Rafael Ângelo, da empresa de Itaituba, que afirmou que refuta a indicação política e não conhece pessoalmente o senador Marinho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias