O que você faria por um filho? O que você faria se seu filho estivesse gravemente doente e precisando de atendimento médico, mas não tivesse recursos suficientes para tratá-lo ou salvá-lo? Esse tipo de drama todo mundo pensa que acontece com pessoas com baixo poder aquisitivo ou sem influência alguma. Mas a realidade é outra. Uma mãe desesperada para salvar “a pessoa que mais ama no mundo” é capaz de qualquer coisa. Inclusive expor as entranhas de relações políticas e pessoais nada agradáveis. Arruma coragem para mostrar os “podres” até de uma figura pública que “defende a bandeira da família”, mas nos bastidores age de maneira vil e traiçoeira e sem respeito com quem dizia ter “amizade”, ou pior, que frequentava a casa do antes “melhor amigo”.
Foi a dor de uma mãe que levou à “exposição” de um dos figurões da política paraense em rede social, como indicam os vídeos feitos por Isa Arrais, a esposa do coronel Neil Duarte, ex-deputado estadual pelo PSD, ex-superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Pará, para onde foi nomeado em julho de 2019 e depois retirado do cargo em um estranho movimento do governo federal. No entanto, o militar retornou à superintendência no dia 21 de agosto do mesmo ano, reconduzido pelo ministro da Casa Civil da Presidência da República. A história de Neil no órgão terminou, definitivamente, na quinta (31), também em uma portaria com a sua exoneração. A data marca a “dança das cadeiras” nos ministérios de Bolsonaro devido ao processo eleitoral desse ano.
A perda (ou não permanência) do cargo, ao que tudo indica, tem influência de um “ex-amigo” de Neil Duarte e o tema veio à tona com o depoimento forte de Isa Arrais, que não menciona nenhum nome nos vídeos em que postou no Instagram, mas fala em um “deputado federal” que foi “amigo da família” e frequentou sua casa por muitos anos. Fontes ligadas ao DOL e algumas sugestões na fala da esposa de Neil apontam que o alvo da queixa/desabafo tem nome e sobrenome: Éder Mauro, deputado federal pelo Partido Liberal (PL).
“Estou fazendo esse vídeo contra a vontade do meu marido (Neil Duarte), porque meu marido é contra a exposição. Eu também sou contra a exposição. Mas eu acho que tá na hora de cair a tua máscara”, diz ela voltando sua fala pausada, mas cheia de mágoas, contra Èder Mauro. Em um dos momentos, Isa chama o antigo amigo da família e atual desafeto de “Judas”, um grande traidor: “Eu fico triste não pelo DAS”, ela menciona provavelmente sobre o cargo perdido por Neil. E continua: “eu fico triste por você, deputado federal, que conviveu na minha casa, que tem um filho da mesma idadde que o meu, que diz que levanta a bandeira da família. Não levante essa bandeira, meu amigo... meu amigo, não: meu querido. Porque você não tem coração”.
Leia também:
Ministro torna sem efeito nomeação do Coronel Neil para ocomando do Incra no Pará
PF pediu saída de irmão de Éder Mauro da Secretaria da Pesca
Irmão de Éder Mauro envolvido em fraude bilionária, diz PF
Irmão de Eder Mauro é exonerado após operação da PF no Pará
Documentos comprovam que Eder Mauro mente sobre verbasdestinadas ao combate à Covid-19
Fazenda comprada por Eder Mauro tem toda documentação falsa
Preso escrivão por fraude na compra da fazenda de Eder Mauro
Éder Mauro compra fazenda avaliada em R$ 2,8 milhões por R$330 mil
Para relembrar, Neil Duarte e Éder Mauro tiveram uma meteórica ascensão política em 2014, ano em que o Brasil começou a desenhar a chegada ao poder da direita ligada ao atual presidente Bolsonaro, após as manifestações em massa pelas ruas realizadas em junho de 2013. Neil com a imagem vinculada ao combate ao crime pela Polícia Militar chegou à Assembleia Legislativa do Estado do Pará como um dos mais votados deputados estaduais da história da política paraense. Em outro flanco, pela Polícia Civil, simbolizando a “linha dura” contra o crime, Éder Mauro também ascendeu à Câmara dos Deputados como o parlamentar federal mais votado do Estado.
Medo de morrer
A dobradinha dos parceiros de polícia parecia funcionar bem até que, em 2018, Neil terminou o mandato estadual sem se reeleger e Éder Mauro seguiu como federal, performando como aliado fiel ao presidente Jair Bolsonaro. Com imagens vinculadas e aparentemente amigos pessoais, as queixas da esposa de Neil sugerem que a relação acabou da pior forma possível.
Isa Arrais relata possíveis problemas para pagar o tratamento de saúde de seu filho e demonstra nojo ao ex-amigo da família: “não quero dizer teu nome, porque quando falo teu nome eu tenho azia. O teu nome me dá enjoo, porque tu mexeste com a pessoa que eu mais amo na vida. E tu tens um filho da idade do meu e tu sabes o que o que meu filho está passando. Tu mexeste no plano de saúde do meu filho”.
A forte declaração de Isa Arrais sugere inclusive risco de vida como resultado do que ela está expondo em rede social. A mãe fala em “medo de morrer” em um dos trechos: “por isso que fiz aquela enquete: o que você seria capaz de fazer pelo seu filho? Eu não tenho medo de morrer. Eu tenho medo de perder o meu filho. Eu não tenho medo de ti, cara. Eu não tenho medo de ti. Afinal, no final das contas, quando tudo acabar alguns, na vida eterna, vão para o paraíso e outros para o inferno. O teu lugar já está garantido em um único lugar. Pensa nisso, reflete. Ah, não, tu não vais refletir, porque tu és um homem de ferro. Lembra que tu sempre dizias isso? Tu não tens coração, é verdade”, ataca.
Veja o vídeo com as declarações de Isa Arrais:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar