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COMPORTAMENTO

Quando o lado profissional pode virar um problema

Deixar de lado lazer e descanso pode virar problemas futuros

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Imagem ilustrativa da notícia Quando o lado profissional pode virar um problema camera Psicóloga explica que, fazer do trabalho o único investimento pode ser prejudicial, pois gera impactos em outras esferas da vida, com prejuízos para a saúde | Divulgação

Excesso de trabalho, jornadas extensas, estar sempre pensando nas tarefas laborais e trocar as atividades de lazer ou pessoais para focar somente na ocupação profissional podem ser indicativos de um comportamento workaholic, ou seja, de uma pessoa viciada ou que trabalha compulsivamente. Sendo de extrema importância, o trabalho acaba exercendo e exigindo das pessoas uma postura exacerbada, já que está diretamente atrelado a aspirações como status, aquisição de bens tangíveis, novos cargos ou maior reconhecimento profissional.

Para a psicóloga clínica Gabriela Nascimento, vivemos em um cenário econômico no qual muitas pessoas que estão empregadas se envolvem demais na função em que exercem e são vistos como detentores de um papel central na coletividade. “A pessoa é reconhecida pelo que faz, ainda que a função exercida não a deixe totalmente satisfeita, porém, a forma como a sociedade a enxerga já é suficiente”, diz ela. O problema, entretanto, é se tornar escravo disso e agir como se estivesse, analogicamente, correndo em uma esteira, com a sensação de estar chegando em algum ponto, mas sem sair do lugar.

Por isso, ela acredita que fazer do trabalho o único investimento pode ser prejudicial, impactando em outras esferas da vida. “A pessoa acaba vivendo para o emprego e isso pode acarretar uma série de prejuízos à saúde, pelo fato de não conseguir se envolver em outras tarefas”, pontua Gabriela. Dentre algumas preocupações estão o surgimento de síndromes. “Tudo em excesso pode trazer prejuízo. E quando foco somente no trabalho, mais adiante posso gerar determinadas situações que envolvem esgotamento, como a Síndrome de Burnout, que é considerada uma doença ocupacional. A pessoa vai deixando de ser produtiva, podendo evoluir para um quadro de depressão ou ansiedade”, esclarece a psicóloga.

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EQUILÍBRIO

Mas como chegar a um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal? Para Gabriela, observar se as relações sociais estão restritas somente ao emprego é um alerta. E é importante buscar outras fontes reforçadoras como o lazer, relações com pessoas de outros meios, saber separar momentos do dia para si próprio e compreender que, muitas vezes, seu trabalho é feito para o outro, e não para si. Ela destaca duas máximas que exigem cautela. “‘O trabalho enobrece o homem’ e ‘Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida’ são duas frases capitalistas que fazem com que as pessoas se sintam bem trabalhando e produzindo cada vez mais, porém, merecem atenção em um contexto excessivo”.

Para conseguir atender as demandas do trabalho, de casa, dos filhos, supermercado, esporte, lazer, estudos, dentre outras, deixa a sensação de que as 24 horas por dia são insuficientes. Por isso, um bom planejamento, na visão da especialista em Recursos Humanos, Ana Alice de Mello Nunes, é essencial. “Ter um planejamento das atividades, iniciativa e organização são competências fundamentais para os profissionais. É importante administrar o tempo, ter uma rotina diária para dormir e acordar, adotar hábitos alimentares saudáveis e fazer atividades que geram prazer proporcionarão mais disposição para a realização das demais tarefas e obtenção de um desempenho melhor e com mais foco”, destaca.

Evitar procrastinar ao máximo, anotar tarefas, criar o hábito de programar a rotina a cada dia e colocá-las por ordem de prioridade são algumas medidas que podem facilitar o cotidiano. “Tenha um calendário, agenda ou aplicativo para fazer as anotações e crie o hábito de verificar e checar a realização destas tarefas. Veja se alguma ficou pendente, se pergunte porque não conseguiu cumprir, como poderia ter se programado melhor e faça sempre a sua agenda do próximo dia. Ao se questionar, você vai desenvolvendo e enriquecendo essa habilidade”, recomenda Ana Alice.

"A pessoa é reconhecida pelo que faz, ainda que a função exercida não a deixe totalmente satisfeita, porém, a forma como a sociedade a enxerga já é suficiente”, Gabriela Nascimento, psicóloga clínica

Está em home office? Cuidado para não misturar os ambientes

Com o surgimento da pandemia, quando o home office tomou grande proporção, muitos profissionais que adotaram esta modalidade tiveram que aprender às pressas a diferenciar e a executar melhor o tempo entre o trabalho e o lazer. A especialista em RH Ana Alice diz que, para conseguir um bom desempenho, primeiramente, deve-se escolher um local para o trabalho, e outro, para relaxar, para curtir com a família. “Não misturar os ambientes. Isso faz com que o indivíduo consiga se desligar e curtir cada momento. O local do trabalho deve ser silencioso, longe de todos para poder focar e ter um rendimento maior, e estabelecer um limite de horário. Mesmo trabalhando em casa ou na empresa, a pessoa também deve fazer uma pausa para um café ou para conversar com colegas da empresa, pois isso espairece e alivia a tensão”, diz ela.

Estar atento ao tempo de cada tarefa; verificar se não está consumindo muito tempo em atividades menos importantes; checar a hora exata de parar, pois continuar fazendo algo cansado não garantirá o rendimento esperado; dormir e, no dia seguinte, dar a continuidade às atribuições é muito mais produtivo e fará com que o trabalho seja de maior qualidade. “Essas atitudes farão também com que sobre tempo para outras práticas como ginástica, caminhadas, leituras ou outro tipo de hobby”, reitera Ana Alice. Esforçar-se para ter um ritmo de trabalho equilibrado, para que, ao final da semana ou do dia perceba que conseguiu realizar o que se propôs, também vai gerar maior confiança e bem-estar tanto pessoal quanto profissional.

Certamente, alguns dias, demandarão mais tarefas, entretanto, é importante não fazer disto uma rotina, conseguindo cumprir horários. “Um colaborador que ultrapassa muito a jornada deve ser questionado se está precisando de ajuda, se está conseguindo se planejar, se precisa aumentar a equipe e se está sabendo definir as prioridades, pois ultrapassar horários nem sempre quer dizer ser mais produtivo e eficiente. Outro ponto importante é obter conhecimento e estudar. Quanto mais o conhecimento, maior será o domínio e a segurança na realização das atividades, o que, consequentemente, vai impactar no tempo”, acrescenta a especialista.

Home Office

Veja como conciliar o trabalho sem prejudicar a vida pessoal:

l Delegue tarefas;

l Estude e domine o que você faz;

l Planeje seu dia e deixe um lastro de tempo para os imprevistos;

l Organize seu tempo;

l Crie uma rotina;

l Peça ajuda;

l Envolva a equipe. Junto somos mais fortes e todos acabam dominando a tarefa;

l Planeje pausas para um café, uma conversa rápida ou uma caminhada pela empresa;

l Organize o ambiente, pois torna mais fácil encontrar o que você precisa e consequentemente não irá despender tempo procurando alguma pasta ou material;

l Empodere a equipe. Treiná-los para que possam resolver o que for surgindo e não fiquem na dependência de ninguém. Isso torna o processo mais ágil, mas é importante ter a cultura do erro, ou seja, a diretoria ser flexível.

Fonte: na Alice, especialista em RH

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